Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3081
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTrompieri Filho, Nicolino-
dc.contributor.authorNascimento, Eimard Gomes Antunes do-
dc.date.accessioned2012-07-09T12:44:46Z-
dc.date.available2012-07-09T12:44:46Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Eimard Gomes Antunes do. Avaliação do software geogebra como instrumento psicopedagógico de ensino em geometria. 2012.113f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3081-
dc.description.abstractThis current study presents the assessment on Geogebra free software for teaching geometry, as a psycho-pedagogical approach, highlighting resources that facilitate integration and use of program with professors and students’ learning topics. The software can be applied from earlier primary-school students to college ones as well as distance education programs by using internet. Geogebra is a free dynamic mathematic software and multiple-platform for all learning levels, combining geometry, algebra, tables, plotting, graphics, statistics and one-system calculation. The geometry presented was guaranteed and assigned as dynamic geometry and interactive (GDI) that is it, a computer implementation such as: rulers, drawing, square, calipers. Those tools provide motion by keeping construction properties in a static state though, in addition, dynamic motions in order to transforming the computer into a mathematics laboratory where one can perform several technological practices. The study about teaching and learning on geometry and algebra configures itself by means of a descriptive research with exploiting characteristics and almost experimental. The established steps follow as: - re-conception of teaching and learning of mathematics; re-dimension of theories and researches on evaluation. The study of case about assessment of programs on near-by qualitative methodology, in which data and the interface between several presentation of data analysis. We have concluded that the software is innovator and well measured by students and professors who have already used that technology for acquiring knowledge on mathematics and consequently for using in algebra and geometry. Currently, the program is in a long run a great insight and well known throughout.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectGeometria Dinâmica e Interativapt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectAssessment of Learningpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectInteractive and Dynamic Geometrypt_BR
dc.subjectEducational Technologypt_BR
dc.subjectGeogebra - Software - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação do software geogebra como instrumento psicopedagógico de ensino em geometriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo tem por objetivo avaliar o software livre Geogebra para o ensino aprendizagem de geometria, como uma ferramenta psicopedagógica, com destaque aos recursos que facilitam a integração e uso do programa com os conteúdos curriculares, professores e alunos. O software pode ser aplicado desde as séries inicias do ensino fundamental, em estudos universitários e em cursos a distância via internet. O Geogebra é um software sobre matemática dinâmica, gratuito e de multi-plataforma para todos os níveis de ensino, que combina geometria, álgebra, tabelas, gráficos, estatística e cálculo em um único sistema. A geometria que apresenta foi validada e designada como Geometria Dinâmica e Interativa (GDI), isto é, uma implementação computacional das tecnologias usadas, tais como: régua, compasso, esquadro e transferidor os quais permitem que os modelos construídos, apesar de estáticos, sejam movidos mantendo as propriedades da construção, acrescenta ainda movimentos dinâmicos e transforma o computador em um laboratório matemático, onde se pode executar várias práticas tecnológicas. O estudo sobre o ensino-aprendizagem da geometria e álgebra se configura por meio de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório e quase-experimental. O trabalho desvela a realidade empírica por meio da metodologia quali-quantitativa, na qual se coteja os dados e a interface entre as variáveis qualitativas e quantitativas, mediante os princípios do estudo de caso único com apresentação da análise dos dados. Conclui-se que o programa, além de inovador, é bem aceito pelos alunos e professores que se apropriam desta tecnologia para a aquisição de saberes e conhecimentos em matemática e, por via de consequência, da geometria e álgebra. Atualmente, o programa está em grande expansão e bem divulgado em todo no mundo.pt_BR
dc.title.enEvaluation of geogebra software as psycho-pedagogic and learning approach to geometrypt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_Dis_EGANascimento.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.