Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30902
Tipo: TCC
Título: Caracterização socieconômica e produtiva do projeto de assentamento Maisa, Nordeste Brasileiro
Autor(es): Baracho, Rossyanne Lopez
Orientador: Garcez, Danielle Sequeira
Palavras-chave: Assentamentos humanos;Produtividade agrícola
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Instituto de Ciências do Mar
Citação: BARACHO, R. L. Caracterização socieconômica e produtiva do projeto de assentamento Maisa, Nordeste Brasileiro. 2013. 52 f. Monografia (Graduação em Ciências Ambientais) - Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: Os assentamentos rurais são unidades de produção agrícola criadas com o objetivo de reordenar o uso da terra em benefício dos trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra. Isso significa fixar o trabalhador rural na agricultura, criando condições apropriadas para exploração da terra, alcançando assim o fortalecimento e ampliação da agricultura familiar. Entretanto é observado que geralmente os assentamentos não cumprem a sua função. O objetivo desse estudo é caracterizar os aspectos socioeconômicos e de produção agrícola do Projeto de Assentamento Maísa, localizado nos municípios de Mossoró e Baraúna, estado do Rio Grande do Norte. A coleta de dados ocorreu no mês de agosto de 2013, por meio de entrevistas com os líderes comunitários das dez agrovilas que compõem o assentamento Maisa. Na visita in loco houve a aplicação de questionários semi-estruturados e formulários estruturados; realização da técnica de turnê guiada; e registro de informação através de gravação de voz, fotografias e anotações em diário de campo. Foi constatado que a distribuição de terras dentro do assentamento não ocorreu de forma equitativa, de modo que assentados da agrovila Nova União possuem a metade de terra para produzir do que os do Ponto da Fé. A percepção dos líderes comunitários da área do assentamento é, no geral, menor do que a disposta no documento governamental do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), com uma diferença de 1.201,1 hectares. Foi identificado que apenas 1,7% da área proposta para o cultivo no assentamento está cumprindo seu objetivo, sendo as principais agrovilas produtoras Vila Nova II e Angicos. As culturas plantadas no assentamento são feijão, melão, melancia, milho, acerola, mamão, jerimum e capim. Foi observada que uma maior área é plantada na Área Coletiva (125 ha) do que a cultivada nos Lotes Individuais (93,4 ha). Contudo, a produção agrícola nesses dois compartimentos possui uma correlação negativa, 4.861 e 6.070 toneladas, respectivamente. Em 90% das agrovilas a principal fonte de renda é o trabalho assalariado em empresas agrícolas particulares próximas ao assentamento. Esse estudo revelou que o assentamento Maísa não está cumprindo a sua função social, e que o potencial produtivo está relacionado principalmente à capacidade de organização dos produtores e suas possibilidades de investimentos financeiros.
Resumen: Los asentamientos rurales son unidades de producción agrícola creadas con el objetivo de reordenar el uso de la tierra en beneficio de los trabajadores rurales sin tierra o con poca tierra. Eso significa establecer el trabajador rural en la agricultura, creando condiciones apropiadas para la exploración de la tierra, alcanzando así el fortalecimiento y ampliación de la agricultura familiar. Sin embargo, es posible observar que generalmente los asentamientos no cumplen con dicha función. El objetivo del presente estudio es caracterizar los aspectos socioeconómicos y de producción agrícola del Proyecto de Asentamiento Maisa. En la visita en situ se aplicaron cuestionarios semiestructurados y formularios estructurados, realización de la técnica de turne guiada; registro de información a través de grabación de voz, fotografía y anotaciones en diario de campo. Fue constatado que la distribución de tierras dentro del asentamiento no ocurrió de forma equitativa, de modo que asentados de la agro-villa Nova União poseen la mitad de la tierra para producción, en comparación con tierra poseída por los asentados de la agro-villa Ponto da Fé. La percepción de los líderes comunitarios del área de asentamiento es, en general, menor que la dispuesta en el documento gubernamental del Instituto Nacional de Colonización y Reforma Agraria (INCRA) con una diferencia de 1201,1 hectáreas. Fue identificado que apenas 1,7% del área prepuesta para el cultivo en el asentamiento está cumpliendo su objetivo, siendo las principales agro-villas productoras Vila Nova II y Angicos. Los rubros plantados en el asentamiento son: frijol, melón, sandía, maíz, ciruelas, papaya, calabaza y forraje. Fue observada que una mayor área es plantada en el área colectiva (125 Ha) en comparación a la cultivada en los lotes individuales (93.4 Ha). Así mismo, la producción agrícola de esos dos compartimientos posee una correlación negativa, 4.861 e 6.070 toneladas, respectivamente. En 90% de las agro-villas la principal fuente de renta es el trabajo asalariado en empresas agrícolas particulares próximas al asentamiento. El presente estudio comprobó que el Asentamiento Maisa no está cumpliendo su función social, y que el potencial productivo está relacionado principalmente a la capacidad de organización de los productores y a sus posibilidades de inversión financiera.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30902
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS AMBIENTAIS - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_rlbaracho.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.