Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31037
Tipo: TCC
Título: Ativos intangíveis de jogadores brasileiros de futebol: um comparativo do valor de mercado e o valor de transferência dos atletas
Autor(es): Castro, Guilherme Parente Leitão de
Orientador: Linhares, Eduardo Rodrigues
Palavras-chave: Jogadores de futebol;Ativos (contabilidade)
Data do documento: 2014
Citação: CASTRO, Guilherme Parente Leitão de. Ativos intangíveis de jogadores brasileiros de futebol: um comparativo do valor de mercado e o valor de transferência dos atletas. 2014. 21 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Resumo: O presente artigo trata de uma temática nova no âmbito acadêmico por conta de que o jogador de futebol ainda é um ativo intangível muito difícil de mensurar devido a critérios subjetivos empregados para tal. Há artigos que versam sobre os ativos intangíveis sobre a ótica dos clubes de futebol, mas muito pouco se tem relacionado ao jogador profissional em si. O futebol é um dos esportes mais praticados no mundo e muito se gasta com a negociação de atletas por parte dos clubes, faz-se necessária à análise desses valores para entendimento do publico em geral de como é formado o valor de mercado dos atletas. O artigo compara, através de dados históricos dos atletas, o valor de mercado com o valor de transferência do atleta quando transferido. Os dados de dez atletas brasileiros foram tabulados em planilhas e analisados. Os resultados encontrados na pesquisa mostram que para a determinação do valor de mercado usa-se critérios muito mais subjetivos do que objetivos. Muito deste resultado está relacionado com o conceito de valor justo. Em uma transação paga-se aquilo que ambas as partes estão dispostas a efetuar. A pesquisa abre a discussão para uma análise mais profunda do valor de um atleta de futebol e quanto o mercado está disposto a pagar para obter determinado atleta.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31037
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_gplcastro.pdf145,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.