Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31042
Tipo: TCC
Título: Demonstração dos fluxos de caixa: comparação entre escolhas de evidenciação de empresas brasileiras e espanholas de capital aberto
Autor(es): Silva, Jorge Augusto da
Orientador: Alencar, Roberta Carvalho de
Palavras-chave: Divulgação de informações contábeis;Fluxo de caixa
Data do documento: 2014
Citação: SILVA, Jorge Augusto da. Demonstração dos fluxos de caixa: comparação entre escolhas de evidenciação de empresas brasileiras e espanholas de capital aberto. 2014. 18 p. TCC (graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Resumo: Mesmo com a convergência, por ser uma ciência social aplicada, a Contabilidade reflete em suas práticas os efeitos decorrentes das variações culturais, políticas, históricas, econômicas e sociais de cada país, podendo apresentar diferenças na prática contábil escolhida, dentre duas ou mais opções, igualmente válidas, permitidas pela norma contábil. Diante disso, este artigo tem como objetivo analisar as formas de evidenciação das Demonstrações dos Fluxos de Caixa quanto ao método utilizado para evidenciar as Atividades Operacionais, bem como verificar o tratamento dado aos juros e dividendos pagos e recebidos. Foram analisadas 96 empresas, sendo 57 pertencentes à Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) e 39 da Bolsa de Madri, na Espanha. Através de uma pesquisa qualitativa e descritiva, foram analisadas as Demonstrações dos Fluxos de Caixa do ano de 2013 das empresas pertencentes aos setores de alimentos e bebidas; construção civil; máquinas e equipamentos industriais; papel e celulose; tecidos, vestuários e calçados e de telefonia. Verificou-se que o método indireto é escolhido para a evidenciação da DFC pela grande maioria das empresas, seja no Brasil ou Espanha. Quanto aos juros pagos e recebidos, ocorreu uma maior concentração nas atividades operacionais, ao passo que em relação aos dividendos pagos, a escolha pelas atividades de financiamento foi bem expressiva. Já os dividendos recebidos, mesmo pouco evidenciados pelas empresas, mostra uma maior escolha pelas atividades de investimento. O resultado mostra que a estrutura da DFC é semelhante na maioria dos pontos abordados, independente do setor e do país de origem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31042
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_jasilva.pdf145,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.