Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3110
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLira, Ana Karina Morais de-
dc.contributor.authorBrandão, Jorge Carvalho-
dc.date.accessioned2012-07-09T16:53:15Z-
dc.date.available2012-07-09T16:53:15Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Jorge Carvalho. Matemática e deficiência visual. 2010. 150f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3110-
dc.description.abstractThe present study it deals with the learning of the concepts of triangles, quadrilaterals and symmetry for congenital, enclosed blind pupils in regular schools. It is mentioned, therefore, the formation of geometric concepts for blind citizens, different process of that one lived deeply by don’t blind pupils, since the first ones do not see the images that represent the geometric figures, a time that Plain Geometry presented in classrooms of regular schools to want the visualization of plain figures as a way of understanding of contents. She is necessary to think alternative ways for education for blind people, in function of the possibilities that these present. A possible way mentions the GEUmetria method to it, which considers the use of techniques of Orientation and Mobility in the geometry education. As motivation of this method it was used after confection of mockups lessons of Orientation and Mobility. Vygotsky was used as referential theoretician in the search for the understanding of the formation of concepts. As category of analysis the method was used Van Hiele of geometry education. Five citizens in Fortaleza - CE had been studied, during the year of 2008, pupils of regular schools, being three of Basic Teach and two of Average Teach. The previous knowledge of the learning before the introduction of the GEUmetria had been analyzed and each learning had its comparative performance obtains. It was observed that the GEUmetria method functioned in efficient way in four citizens, what allowed of this method to be applied by other professors of MAC or reinforcement of mathematics of pupils with visual deficiency. As future proposals, to analyze the understanding of concepts in Trigonometrypt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectCrianças deficientes visuais - Orientação e mobilidade - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectCrianças deficientes visuais - Educação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectOrientaçao e mobilidadept_BR
dc.subjectGeometria, Método de educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleMatemática e deficiência visualpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo trata da aprendizagem dos conceitos de triângulos, quadriláteros e simetria por alunos cegos congênitos, incluídos em escolas regulares. Refere-se, portanto, a formação de conceitos geométricos por sujeitos cegos, processo diferente daquele vivenciado por alunos videntes, já que os primeiros não veem as imagens que representam as figuras geométricas, uma vez que a Geometria Plana apresentada em salas de aulas de escolas regulares foca a visualização de figuras planas como uma maneira de compreensão de conteúdos. É preciso pensar caminhos alternativos para o ensino para cegos, em função das possibilidades que estes apresentam. Um caminho possível refere-se ao método GEUmetria, o qual propõe o uso de técnicas de Orientação e Mobilidade no ensino de geometria. Como motivação desse método utilizou-se a confecção de maquetes após aulas de Orientação e Mobilidade. Vygotsky foi utilizado como referencial teórico na busca pela compreensão da formação de conceitos. Como categoria de análise utilizou-se o método Van Hiele de ensino de geometria. Foram estudados cinco sujeitos em Fortaleza – CE, durante o ano de 2008, alunos de escolas regulares, sendo três do Ensino Fundamental e dois do Ensino Médio. Foram analisados os conhecimentos prévios dos discentes antes da introdução do GEUmetria e cada discente teve seu desempenho comparado consigo. Observou-se que o método GEUmetria funcionou de modo eficiente em quatro sujeitos, o que permitiu uma estruturação desse método para ser aplicado por outros docentes de OM ou de reforço de Matemática de alunos com deficiência visual. Como propostas futuras, analisar a compreensão de conceitos na Trigonometriapt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_Tese_JCBrandao.pdf738,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.