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Title in Portuguese: Um olhar sobre o curso de ciências ambientais da Universidade Federal do Ceará
Author: Fernandes, Taynah Garcia
Advisor(s): Silva, Marcus Vinicius Chagas da
Keywords: Ensino superior - Organização
Ciências ambientais - Curso de Licenciatura
Issue Date: 2016
Publisher: Instituto de Ciências do Mar
Citation: FERNANDES, T. G. (2016)
Abstract in Portuguese: O aumento das transformações climáticas e problemas ambientais nos últimos anos vêm despertando uma preocupação da sociedade quanto ao meio ambiente. Diante dessa preocupação, têm-se criado cursos de graduação e pós-graduação na área ambiental para suprir a necessidade de profissionais na área. O curso de Ciências Ambientais foi criado com o intuito de preencher esse quesito. Por ser um curso transdisciplinar dispõe uma diversidade de áreas de interesse, o que o torna atrativo para o mercado de trabalho. Por ser um curso recente se comparado a outros que estudam a natureza como Geologia, Biologia, Geografia entre outros, sofre de uma carência metodológica em relação a qual categoria de análise da natureza abordar. O objetivo do trabalho foi fazer uma análise do curso de Ciências Ambientais da UFC afim de avaliar aspectos do curso, como índice de evasão; orientações realizadas e percepção dos alunos e egressos quanto ao curso; além de descobrir quais categorias de análise estão sendo utilizadas pelos alunos nos trabalhos de conclusão de curso. Por meio de questionários e leitura dos trabalhos, pôde-se obter um panorama geral do curso e das categorias predominantes. Observou-se que apesar do índice de evasão ter diminuído no último ano, ainda existem avanços a serem executados como estrutura física do prédio do LABOMAR. Além disso, foi concluído que as Ciências Ambientais da UFC utilizam as categorias de análise Paisagem e Território das ciências. Sendo assim, esta pesquisa serviu como ponto de partida, sendo necessária uma atualização, de quando em quando, para que o curso tenha controle dos egressos, categorias abordadas e aprimoramento do curso frete ao mercado de trabalho.
Abstract: The increase of climate change and environmental problems in recent years have aroused the concern of society with the environment. Given this concern, it has been created undergraduate and postgraduate courses in the environmental area to meet the need for professionals in the area. The course of Environmental Sciences was created in order to fill this regard. For being an interdisciplinary course, it has a variety of areas of interest, which makes it attractive for the job market. For being a recent course compared to others who study the nature, such as geology, biology, geography, among others, suffers from a methodological deficiency as to which category of analysis of nature address. The aim of this study was to analyze the UFC Environmental Science course in order to evaluate aspects of the course, such as dropout rates; realized orientations and the perceptions of the students and graduates of the course, and, in addition, discover which categories of analysis are being used by students in their dissertation. Through questionnaires and reading of the work, it was possible to get an overview of the course and the prevailing categories. It was noticed that despite the dropout rates have decreased in the last year, there are still improvements to be performed as a physical structure of the LABOMAR building. Furthermore, it was concluded that the UFC Environmental Science course use the categories of Landscape and Territory of sciences. Thus, this research assisted as a starting point requiring an update, from time to time, so that the course has control of the graduates, addressed categories and improvement of course throughout to the job market.
Description: FERNANDES, T. G. Um olhar sobre o curso de ciências ambientais da Universidade Federal do Ceará. 2016. 49 f. Monografia (Graduação em Ciências Ambientais) - Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31284
metadata.dc.type: TCC
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