Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31358
Title in Portuguese: Utilização de um experimento hidráulico em analogia com um circuito elétrico, para melhorar a aprendizagem em eletricidade
Author: Santiago, Francisco Clécio Sousa
Advisor(s): Silva, Carla Maria Salgado Vidal
Keywords: Ensino experimental
Circuitos elétricos
Ensino de Física
Circuitos hidráulicos
Issue Date: 2016
Citation: SANTIAGO, F. C. S. Utilização de um experimento hidráulico em analogia com um circuito elétrico, para melhorar a aprendizagem em eletricidade. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Abstract in Portuguese: Com o objetivo de tornar o aprendizado de circuitos elétrico-eletrônicos menos abstrato e oferecer uma alternativa palpável e contextualizada, é apresentado neste trabalho um experimento hidráulico que compara com eficácia através de analogias, as grandezas hidráulicas e as variáveis básicas de um circuito elétrico. A fácil visualização das variáveis hidráulicas é permitida utilizando um experimento que imprime no processo de aprendizagem de eletricidade um melhor entendimento dos fenômenos elétricos, podendo ainda ser usado em sala de aula. Produzido com materiais de baixo custo e de fácil aquisição, a construção do experimento foi motivada pela dificuldade que os alunos têm de entender algumas definições na área da Física que trata dos circuitos elétricos. A eletricidade ainda conta com um fator complicador, que é o fato de não podermos enxergá-la, dessa forma, as inúmeras vantagens agregadas ao projeto, justificam uma participação e interação mais efetiva dos alunos, produzindo um resultado final bastante satisfatório.
Abstract: In order to make the learning of electric-electronic circuits less abstract and offer a tangible and contextualized alternative is presented in this paper a hydraulic experiment that compares effectively through analogies, hydraulic quantities and the basic variables of an electrical circuit. Easy visualization of hydraulic variables is allowed using an experiment that print the electricity learning process a better understanding of electrical phenomena and may also be used in the classroom. Produced with low cost and easy to purchase materials, construction of the experiment was motivated by the difficulty that students have to understand some definitions in the field of physics that deals with electrical circuits. Electricity also has a complicating factor, which is that we can not see, it in this way, the many advantages aggregated to the project, justify participation and more effective interaction of students, producing an end result quite satisfactory.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31358
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_fcssantiago.pdf1,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.