Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3139
Título: Uso de instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento a partir de sessões didáticas.
Título em inglês: Instruments of measurement in largeness length in elaborated didactic sessions
Autor(es): ROCHA, Elizabeth Matos
Orientador(es): BORGES NETO, Herminio
Palavras-chave: Grandeza comprimento
Largeness length
Geometria - estudo e ensino - Fortaleza(CE)
Instrumentos de medição
Aprendizagem
Sessões didáticas
Didactic sessions
Instruments of measurement
Data do documento: 2006
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: ROCHA, E. M. ; BORGES NETO, H. (2006)
Resumo: O trabalho aborda o estudo da grandeza comprimento no ambiente real da sala de aula. De acordo com minhas pesquisas, autores como Miguel e Miorim (1986), Lima e Bellemain (2002) verificam posturas, por parte da comunidade escolar, que comprometem, seriamente, o ensino de Geometria, especialmente o das grandezas geométricas. Dentre essas posturas, cito a ênfase nos conteúdos voltados para a Aritmética, como problemas com as operações fundamentais e frações, enquanto os tópicos de Geometria são abordados superficialmente. A partir dessa constatação, elaborei e apliquei sessões didáticas cujo objetivo central consistiu em investigar o uso de instrumentos de medição como suporte para a aprendizagem da grandeza comprimento. Os referenciais teóricos norteadores do aspecto cognitivo estão vinculados aos processos de assimilação e acomodação de Piaget (1982), no processo de interação social de Vygotsky (1994) e em elementos da Educação Matemática. A pesquisa é de natureza qualitativa, na abordagem de um estudo de caso (LÜDKE & ANDRÉ, 1986) e teve uma prática pedagógica, por meio da intervenção de sessões didáticas, com alunos, na faixa etária de 11 a 15 anos, de uma escola pública municipal de Fortaleza. Como resultado, confirma-se que o trabalho, com instrumentos de medição, desenvolvido com os alunos se mostrou um recurso eficiente para o aumento do conhecimento do assunto proposto. Espero que a evidência deste fato possa ajudar a desconstruir o mau hábito, por parte do sistema escolar, da abordagem do estudo das grandezas, com os alunos, tomando como recurso didático, somente o livro texto adotado.
Abstract: This work approaches a study of “largeness length” in a real environment of a classroom. According to my researches, authors such as Miguel and Miorim (1986), Duarte (2002), Lima e Bellemain (2002) verify some postures from the school community, which seriously compromise the Geometry teaching, especially in the study field of geometry largeness. Among these postures, I can cite the emphasis given to the contents directed toward to Arithmetic, such as basic Math operations and fractions, while some Geometry topics are superficially approached. From this evidence, I applied and elaborated didactic sessions which the central objective consisted of investigating the use of measurement instruments as a support for the learning of “largeness length”. The theoretical references that give direction to the cognitive aspect are tied with the Piaget’s assimilation and accommodation processes (1982), in the social interaction process of Vygotsky (1994) and also tied with some Math education elements. This research is of qualitative nature, and in its approach of study of case (LÜDKE & ANDRÉ, 1986) it had a pedagogical practice, through didactic intervention sessions with some students, ages from 11 to 15, in a public school of Fortaleza´s city. As a result, it was confirmed that the work using measurement instruments with students has showed itself as a very efficient resource for the knowledge growth of the considered subject. I hope the evidence of this fact, helps in the destruction of a bad habit created by the school system regarding the approach given to the Math study field “Geometry largeness”, and not to make students use the adopted textbook as the only didactic resource anymore. Key-Words: largeness length, didactic sessions, instruments of measurement.
Descrição: ROCHA, Elizabeth Matos. Uso de instrumentos de medição no estudo da grandeza comprimento a partir de sessões didáticas. 2006. 225f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3139
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_Dis_EMRocha.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.