Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31419
Title in Portuguese: O uso do M-Learning como uma proposta de ensino em Física com o uso de aplicativos para smartphones: um minicurso sobre gravitação
Author: Silva Filho, João Evangelista da
Advisor(s): Silva, Carla Maria Salgado Vidal
Keywords: M-Learning
Educação
Laboratório móvel
Issue Date: 2016
Citation: SILVA FILHO, J. E. O uso do M-Learning como uma proposta de ensino em Física com o uso de aplicativos para smartphones: um minicurso sobre gravitação. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Abstract in Portuguese: Ao tentar descobrir novas formas de se ensinar física e com o advento da tecnologia no cotidiano tanto do aluno quanto do professor, faz-se necessário um estudo e uma pesquisa de como unir essas duas vertentes em um único propósito que é o de ensinar e qualificar cada vez mais a educação dos jovens na área da ciência, na Física em questão. Um ramo no ensino que vem cada vez mais tomando forma é o conceito de M-Learning que traz a utilização de aparelhos móveis como tablets e smartphones no ensino. Este trabalho traz uma experiência executada na Escola Liceu de Messejana, com a criação de um laboratório móvel, utilizando o aplicativo Física na Escola para plataforma Android. Foi ministrado durante um mês, no Laboratório de Física da escola, um minicurso sobre gravitação, na qual em todas as aulas foram utilizados os próprios smartphones dos alunos como ferramenta de aprendizado. Este trabalho tem como objetivo uma implantação de um pequeno curso sobre gravitação utilizando a ferramenta M-Learning, uma aproximação dos alunos com os fenômenos físicos através de simulações trazidas pelo aplicativo Física na Escola usado em questão tendo em vista a precariedade dos laboratórios atuais da rede pública de ensino.
Abstract: When trying to discover new ways to teach physics and with the advent of technology in daily life both the student and the teacher, it is necessary to a study and a study of how to put together these two strands in a single purpose is to teach and qualify increasing the education of youth inscience, physics in question. A branch in teaching that is increasingly taking shape is the concept of M-Learning to back the use of mobile devices such as tablets and smartphones in teaching. This work behind an experiment performed at the Liceu School of Messingham, with the creation of a mobile laboratory, using the application Physics in the School for the Android platform. He was held for a month in the school physics lab, a mini course on gravitation, in which all classes in the students' own smartphones were used as a learning tool. This study aims a deployment of a small course on gravitation using the M-Learning tool, an approach of students with physical phenomena through simulations brought by physics application in School used in question in view of the precariousness of the current network laboratories public school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31419
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tcc_jesilvafilho.pdf1,79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.