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dc.contributor.advisorTherrien, Jacques-
dc.contributor.authorSantos, Francisco Kennedy Silva dos-
dc.date.accessioned2012-07-11T14:57:15Z-
dc.date.available2012-07-11T14:57:15Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSANTOS, Francisco Kennedy Silva dos. O trabalho e a mobilização de saberes docentes: limites e possibilidades da racionalidade pedagógica na educação superior. 2011. 289f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3163-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectRacionalidade pedagógicapt_BR
dc.subjectÉducation supérieurept_BR
dc.subjectSavoirs enseignantspt_BR
dc.subjectTravail enseignantpt_BR
dc.subjectRationalité pédagogiquept_BR
dc.subjectProfessores universitários - Formação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectProfessores universitários - Fortaleza(CE) - Atitudespt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensino(Superior) - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensino(Superior) - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensino(Superior) - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectUniversidade Estadual do Cearápt_BR
dc.titleO trabalho e a mobilização de saberes docentes: limites e possibilidades da racionalidade pedagógica na educação superiorpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente Tese é resultado de uma investigação que tem por objeto o trabalho e a mobilização de saberes docentes, tendo como foco principal de análise os limites e as possibilidades da racionalidade pedagógica na Educação Superior. O estudo parte da concepção de que a preparação didático-pedagógica é necessária para a formação docente cuja especificidade formativa é o que a caracteriza. A fundamentação teórica ancora-se em diversos estudos que procuram mapear as racionalidades que movem esses profissionais em situação de trabalho, tendo como referencial a prática docente (TARDIF, LESSARD e LAHAYE, 1991; THERRIEN, 1996, 1997; TARDIF, 1999, 2002; SCHÖN, 1995, 2000; PIMENTA, 2002, 2006; CONTRERAS, 2002; SACRISTÁN, 1996, 1999; ZEICHNER, 1992, 1998, 2000). A tese central deste estudo é: os professores sem formação específica para a docência mobilizam saberes em situação de prática – saberes experienciais oriundos de suas interrelações; no entanto, esses saberes não dão conta das incertezas em situação de trabalho e isolados em um contexto não superam a falta de uma formação pedagógica para a docência. O objetivo geral da pesquisa foi compreender os elementos constituintes da relação teoria-prática no trabalho docente desenvolvido nos Cursos de Licenciatura na área de Ciências de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e dos saberes e suas implicações resultantes para o processo de formação contínua do professor reflexivo-crítico. A pesquisa move-se a partir do seguinte problema: Qual a relação teoria-prática no trabalho docente desenvolvido pelos professores dos cursos de licenciatura em Física e Química do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza sem formação pedagógica e como mobilizam os saberes no âmbito da docência? Diante da complexidade do objeto, utilizou-se da pesquisa qualitativa considerada o caminho mais indicado a trilhar, uma vez que esta privilegia os significados, experiências, motivos, sentimentos, atitudes e valores dos professores envolvidos com o fenômeno a ser investigado: a docência na Educação Superior na perspectiva de professores formados em áreas não pedagógicas. A temática escolhida não é algo que possa ser quantificado, pois segundo Dias (2010, p.81-82), “incorpora significados e motivos” que não podem ser “reduzidos à operacionalização de variáveis” (MINAYO, 1994, p.18). Assim, utilizou-se dos seguintes procedimentos: a revisão bibliográfica; aplicação de questionários com questões abertas e fechadas; realização de entrevista semi-estruturada e de explicitação; e a observação não participante. Os resultados da pesquisa evidenciam que os docentes investigados, movidos por uma racionalidade técnica que se funde em sua prática, apresentam deficiências pedagógicas que impedem a superação do hiato teoria e prática, cristalizando cada vez mais a separação do pensar e do fazer. Diante deste contexto, o professor-bacharel dos cursos investigados tem uma pedagogia própria pautada na transmissão do conteúdo, e segundo suas representações não consideram a formação pedagógica como base para a docência, mas sim os saberes da área específica da sua formação profissional.pt_BR
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