Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31677
Title in Portuguese: O processo de ensino e aprendizagem da Física na visão dos alunos de uma escola pública de Maracanaú
Author: Oliveira Neto, Vicente de Paula
Advisor(s): Dias, Nildo Loiola
Keywords: Física - Estudo e ensino
Estudantes do ensino médio
Professores - Formação
Aprendizagem
Issue Date: 2014
Citation: OLIVEIRA NETO, V. P. O processo de ensino e aprendizagem da Física na visão dos alunos de uma escola pública de Maracanaú. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho aborda, como tema principal, o processo de ensino e aprendizagem da física mediante a identificação da importância das habilidades e competências dos professores na visão dos alunos de escolas públicas ou privadas de Maracanaú. Com isso, o objetivo geral consiste em identificar as principais percepções dos alunos sobre o ensino da física na escola analisada. Para tanto, valeu-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza descritiva e exploratória, com dados primários obtidos com a aplicação do questionário estruturado junto aos alunos dos terceiros anos do ensino médio de uma escola pública (Liceu). Inicialmente, apresenta-se o processo de aprendizagem e o desenvolvimento da Física, primordialmente na visão de Piaget e Vygotsky. Em complemento, expõe-se a teoria das inteligências múltiplas de Gardner como proposta pedagógica. Em seguida, apresenta-se o adolescente por meio de suas características e sua inserção no contexto escolar. Na sequência analisa-se o papel do professor de Física, expondo a importância de seus conhecimentos, habilidades, competências e atitudes. O capitulo “metodos de pesquisa” expõe o ambiente da pesquisa, sua classificação, instrumento de obtenção de dados, bem como o universo e a amostra populacional. A análise e interpretação dos dados ocorrem expondo a tabulação das informações obtidas junto aos alunos de terceiro ano da escola pública de Maracanaú. Ao final, as principais conclusões obtidas com o estudo são apresentadas, expondo seus achados, principais limitações e sugestões para pesquisas futuras, a fim de que esta possa ser aperfeiçoada.
Abstract: This paper discusses the main theme, the process of teaching and learning of physics by identifying the importance of the skills and competencies of teachers in view of students in public or private schools in Maracanaú. Thus, the overall goal is to identify the main students' perceptions of the teaching of physics in schools analyzed. To do so, drew on a literature survey of descriptive and exploratory nature, with primary data obtained with structured questionnaire to students in third year high school in a public school (Lyceum). Initially, we present the learning process and the development of physics, primarily in view of Piaget and Vygotsky. To complement this, we expose the theory of multiple intelligences Gardner as a pedagogical proposal. Then we present the adolescent through their features and their integration in the school context. Following analyzes the role of Professor of Physics, exposing the importance of their knowledge, skills, competencies and attitudes. The chapter "research methods" exposes the research environment, classification, data collection instrument, as well as the universe and the population sample. The analysis and interpretation of data occur exposing the tabulation of information obtained from students in the third year of public school Maracanaú. Finally, the main conclusions from the study are presented, exposing their findings, main limitations and suggestions for future research, in order that it can be improved.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31677
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_tcc_vpoliveiraneto.pdf547,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.