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dc.contributor.advisorSilva, Marcos Antônio Araújo-
dc.contributor.authorSilva, Gleicynilton Teles da-
dc.date.accessioned2018-05-02T22:36:21Z-
dc.date.available2018-05-02T22:36:21Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSILVA, G. T. No embalo da rede de dormir: contextualizando uma abordagem didática para o ensino de Física. 2013. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31684-
dc.description.abstractThis monograph is based on a didactic experiment carried out with a hammock applied in a public school, where emphasis is given to contextualized teaching; showing that physics is present in almost everything around us, even in the balance a hammock. At school, the teacher transmits the preliminary guidelines for students in groups to replicate the experiment with a hammock. For the students are given a script to fill with the experimental data, as the experiment is being performed. The hammock has a movement like that of a simple pendulum, a simple harmonic motion, when oscillates with small amplitudes. There was an analogy between the hammock and the simple pendulum, where there are possibilities to calculate the period, the frequency and even the local gravity. Anchored in this experiment, we intend to leverage some reflections on teaching methodologies and/or theoretical assumptions, such as the theory of meaningful learning, which aims to bring the student to the content taught meanings. It also shows that teaching requires the teacher to extract creativity of the social situations that enable to demonstrate physical phenomena, bringing in its wake the teaching meaningful and stimulating to motivate the student. The hammock is another tool that can be used in teaching physics, given that it is an object used in virtually all regions of our country, especially in the Northeast.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectContextualização do conteúdopt_BR
dc.titleNo embalo da rede de dormir: contextualizando uma abordagem didática para o ensino de Físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente monografia baseia-se em um experimento didático realizado com uma rede de dormir aplicado em uma escola pública, em que é dado ênfase a um ensino contextualizado; mostrando que a Física está presente em quase tudo que nos rodeiam, até mesmo no balanço de uma rede de dormir. Na escola, o professor transmite as primeiras orientações para que os alunos em grupos, reproduzam o experimento com a rede de dormir. Os alunos recebem um roteiro de experimento para preencher com os dados obtidos, conforme o experimento vai sendo realizado. A rede de dormir apresenta um movimento semelhante ao de um pêndulo simples, um movimento harmônico simples quando oscila com pequenas amplitudes. Fez-se uma analogia entre a rede de dormir e o pêndulo, onde há possibilidades para calcular o período, frequência e até mesmo a gravidade local. Ancorado a esse experimento, pretende-se alavancar reflexões sobre algumas metodologias de ensino e/ou pressupostos teóricos; como por exemplo, a teoria da aprendizagem significativa, que busca trazer para o educando significados ao conteúdo ensinado. Mostra ainda que o ensino exige do docente criatividade para extrair do meio social, situações que possibilitam demonstrar fenômenos físicos, trazendo em seu bojo um ensino significativo e estimulante para motivar o estudante. A rede de dormir é mais uma ferramenta que pode ser utilizada no ensino de física, haja vista que a mesma é um objeto utilizado praticamente em todas as regiões de nosso país, principalmente na região Nordeste.pt_BR
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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