Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31688
Title in Portuguese: Proposta de construção de uma matriz insumo-produto para o Estado do Ceará a partir de dados dos contribuintes do ICMS para o ano de 2016
Author: Freire, Francisco Chagas Pordeus
Advisor(s): Pereira, Ricardo Antonio de Castro
Keywords: Matriz insumo-produto
Setores econômicos
Indústria
Comércio interestadual
Importações
Exportações
Issue Date: 2017
Citation: FREIRE, Francisco Chagas Pordeus. Proposta de construção de uma matriz insumo-produto para o Estado do Ceará a partir de dados dos contribuintes do ICMS para o ano de 2016. 2017. 53f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Economia Profissional, Fortaleza (CE), 2017.
Abstract in Portuguese: Este trabalho descreve uma proposta de metodologia para a construção de uma matriz insumo-produto para o Estado do Ceará a partir das informações fiscais dos contribuintes do ICMS, realiza uma análise dos setores mais significativos da economia do Estado, o nível de relacionamento entre os mesmos, os setores mais dependentes de importações e os setores que mais exportam. Os dados se referem ao ano de 2016 e foram levantados a partir dos sistemas informatizados da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, mais especificamente do Sistema de Cadastro de Contribuintes do ICMS, Sistema Nota Fiscal Eletrônica - NFe, Sistema de Escrituração Fiscal Digital – EFD e do Sistema de Controle do Trânsito de Mercadorias - SITRAM. A partir dos dados consolidados na matriz, foi constatada a predominância do setor de comércio como o mais expressivo para a economia do Estado, seguido pela indústria de transformação, sendo este setor o principal responsável pelo fluxo de comércio interestadual e exportações.
Abstract: This paper describes a proposed methodology for the construction of an input-output matrix for the state of Ceará based on the tax information of the ICMS taxpayers. It also presents the results obtained and also performs an analysis of the most significant sectors of the state economy, the level of relationship between sectors, the sectors most dependent on imports, sectors that export most. The data refer to the year 2016 and were collected from the computerized systems of the State of Ceará's Treasury Department, more specifically the ICMS Taxpayer Registration System, the Electronic Fiscal System - NFe, the Digital Tax Filing System - EFD and the Merchandise Transit Control System - SITRAM. From the data consolidated in the matrix, we find the predominance of the commerce sector as the most expressive for the economy of the state, followed by the manufacturing industry, being this sector the main one responsible for the flow of interstate commerce, as well as, for the exports. Keywords:
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31688
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_dis_fcpfreire.pdf832,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.