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dc.contributor.advisorCunha Júnior, Henrique Antunes-
dc.contributor.authorSantos, Francisco Wellington Pará dos-
dc.date.accessioned2012-07-11T16:17:16Z-
dc.date.available2012-07-11T16:17:16Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSANTOS, Francisco Wellington Pará dos. Formação teatral e o encantamento da ancestralidade africana – caminhos e encruzilhadas para uma formação assentada na cultura de matriz afrodescendente: culto Egungun e maracatu de Fortaleza. 2010. 225f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3171-
dc.description.abstractCette recherche centre sur l’Ascendance Africaine. Struturée sur ce concept elle cherche à presenter dês possibilites pour une formation théâtrale qui ne rende pás invisible l’appartennance ethnique dês descendants africains. À partir d’une reconnaissance de la force poétique et imagétique du Culto Egungun et d’un vécu au Maracatu Nação Baobá, dans la balieue de Fortaleza, Il a été possible de présenter une discussion ayant le but de faire la pensée danser comme fait apprendre la culture africaine traditionnelle d’origine ioruba. Cette recherche a été partagée avec lês intégrants du Groupr Tambor de Rua, afin que lês études théoriques soient mises dans la circularité sphérique qui meut la réalité quotidienne toujours plus indomptable. Ce travail a commme point de départ la fécondation du théâtre dans mon histoire de vie, transppercée par le candomblé Ketu-Nagô, plus intimement Exu-Oxum qui m’ont montre une façon contemporaine – via internet – de revisiter la tradition. À partir du fait de raconter que lês chemins et croisements nous ont été montrés possibles. Laroiê! Ora ie iê ô!pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAncestralidade africanapt_BR
dc.subjectEgungunpt_BR
dc.subjectMaracatupt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectAfrodescendênciapt_BR
dc.subjectExupt_BR
dc.subjectOxumpt_BR
dc.subjectAscendance africainept_BR
dc.subjectTéâtrept_BR
dc.subjectDescendants africainspt_BR
dc.subjectTeatro na educaçãopt_BR
dc.subjectFolclore e educação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectBrasil - Civilização - Influências africanaspt_BR
dc.titleFormação teatral e o encantamento da ancestralidade africana – caminhos e encruzilhadas para uma formação assentada na cultura de matriz afrodescendente: culto Egungun e maracatu de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa centra-se na Ancestralidade Africana. Estruturada nesse conceito busca elencar possibilidades para uma formação teatral que não invisibilize o pertencimento étnico dos afrodescendentes. Partindo de um reconhecimento da força poético-imagética do Culto Egungun e de uma vivência no Maracatu Nação Baobá, num bairro de Fortaleza, foi possível apresentar uma discussão na intenção de fazer o pensamento dançar como festivamente ensina a cultura tradicional africana de matriz ioruba. Uma pesquisa que foi compartilhada com os integrantes do Grupo de Teatro Tambor de Rua, a fim de que os estudos teóricos fossem postos na circularidade esférica que movimenta a realidade cotidiana sempre mais indômita. Esse trabalho tem como ponto de partida a fecundação do teatro na minha história de vida, trespassada pelo Candomblé Ketu-Nagô, mais intimamente a presença de Exu-Oxum que me mostraram um jeito contemporâneo – via internet – de revisitar a tradição. Foi a partir dessa contação que os caminhos e encruzilhadas se nos mostraram possíveis. Laroiê! Ora ie iê ô!pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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