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dc.contributor.advisorBezerra, José Arimatéa Barros-
dc.contributor.authorMachado, Juliana Gil da Silva-
dc.date.accessioned2018-05-07T18:12:14Z-
dc.date.available2018-05-07T18:12:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMACHADO, Juliana Gil da Silva. Do grão ao pão: significações do alimento na pedagogia Waldorf. 2016. 67f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31753-
dc.description.abstractThis research presents the differents meanings of food in Waldorf Education, according to its practices, based on the speech of mothers and teachers of a Waldorf School in the city of Fortaleza, as well as in the observations of this mother-reasercher. There was a previous search from the literature used by the own school in the studies of their teachers and the creation of their Curriculum, in the matters of School Food and possible Food and Nutritional Education. The method of reaserch chosen was the qualitative, according to MINAYO (1994). After the field research, the collected data was analysed under the modern theories of Curriculum, observing a possible hidden Curriculum, quoting Apple, and it was inferred that the practices follow the orientations of Steiner, founder of Waldorf Education, but are distant from the goals he meant to achieve, of looking at each child individually, because the school enphasys on the aspect of a group meal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlimentação Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Alimentar e Nutricionalpt_BR
dc.subjectPedagogia Waldorfpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSchool foodpt_BR
dc.subjectFood and Nutritional Educationpt_BR
dc.subjectWaldorf Educationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleDo grão ao pão: significações do alimento na pedagogia Waldorfpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa apresenta os diferentes significados da alimentação na Pedagogia Waldorf, nas práticas escolares, baseado no depoimento de mães e professoras de uma escola Waldorf de Fortaleza, assim como nas observações da mãe-pesquisadora. Foi pesquisada a literatura utilizada pela própria escola na formação de professores e na elaboração de seu Currículo, no que tange à Alimentação Escolar e a uma possível Educação Alimentar e Nutricional. A metodologia de pesquisa eleita foi a qualitativa, conforme MINAYO (1994). Após a pesquisa de campo, analisamos os dados coletados à luz das mais modernas teorias de Currículo, verificando a possível existência de um Curriculo Oculto, conforme Apple, e inferimos que as práticas se aproximam daquelas preconizadas por Steiner, fundador da Pedagogia Waldorf, mas se distanciam de seus objetivos de individualizar o olhar sobre a criança, devido à ênfase no caráter coletivo da refeição.pt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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