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dc.contributor.advisorRech, Hildemar Luiz-
dc.contributor.authorSilva, Pedro Rogério Sousa da-
dc.date.accessioned2012-07-12T10:56:41Z-
dc.date.available2012-07-12T10:56:41Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSILVA, Pedro Rogério Sousa da. Filosofia, técnica e indústria cultural: implicações à educação em Theodor Adorno. 2012. 86f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3182-
dc.description.abstractIn general terms, this paper presents, firstly, some considerations about the cultural, educational, philosophical and artistic formation of Theodor Adorno. It approaches the philosophy of Negative Dialectics (Negative dialektik) and the affluence of psychoanalytic concepts in the same author. Another area of research concerns the technique and its environment by instrumental reason, i.e. it is a form of rationality that appeared as an instrument of domination used in the context of late administered capitalism. Furthermore, we seek to detect and describe here some of its consequences for the field of sports and educational subjects of individuals. We also aim to investigate one of the most important concepts in Adorno’s work, the "cultural industry" (Kulturindustrie). In this sense, we find such industry in his work, more specifically in his sociocultural studies, such as, the Dialectic of Enlightenment (Dialektik der Aufklärung) and Aesthetic Theory (Ästhetische Theorie). Finally, we analyze the relationship between cultural industry, ideology and fetishism and their consequences for art and education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAdorno,Theodor W.,1903-1969 – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectEducação – Filosofiapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectIndústria Culturalpt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.subjectFetishismpt_BR
dc.subjectCultural industrypt_BR
dc.subjectDialéticapt_BR
dc.titleFilosofia, técnica e indústria cultural: implicações à educação em Theodor Adornopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm linhas gerais, o presente trabalho tece primeiramente algumas considerações em torno da formação cultural, educacional, filosófica e artística de Theodor Adorno. Aborda a Filosofia da Dialética negativa (Negative dialektik) e a afluência de conceitos psicanalíticos no mesmo autor. Outro ponto de investigação diz respeito à técnica e ao seu enquadramento pela razão instrumental, ou seja, trata-se de uma forma de racionalidade que apareceu como um dos instrumentos de dominação utilizados no contexto do capitalismo tardio administrado. Ademais, procura-se aqui detectar e descrever algumas de suas consequências para o campo esportivo e educacional dos indivíduos. Visa-se ainda investigar um dos mais importantes conceitos da obra de Adorno, a “indústria cultural” (Kulturindustrie). Neste sentido, localizamos esta indústria em sua obra, mais especificamente nos seus trabalhos de natureza sociocultural, como, por exemplo, a Dialética do Esclarecimento (Dialektik der Aufklärung) e a Teoria Estética (Ästhetische Theorie). Por fim, analisamos a relação entre indústria cultural, ideologia e fetichismo e suas consequências para a arte e a educação.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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