Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31846
Título em portugués: Uma análise do processo de modelagem computacional aplicada ao ensino de tópicos de mecânica teórica com o uso do software Modellus
Autor: Domingos, Jorge Luiz Coelho
Tutor(es): Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Palabras clave : Física - Estudo e ensino
Modelagem computacional
Mecânica Teórica
Informática educativa
Software Modellus
Fecha de publicación : 2010
Citación : DOMINGOS, J. L. C. Análise do processo de modelagem computacional aplicada ao ensino de tópicos de mecânica teórica com o uso do software Modellus. 2010. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumen en portugués: Este trabalho relata a viabilidade da modelagem para o ensino de tópicos de Física na área da Mecânica Teórica por meio de atividades de modelagem utilizando como ferramenta o ambiente Modellus. Descreve uma análise baseada na correspondência do desenvolvimento do modelo com as etapas de modelagem propostas por Pietrocola (1999). Enfatiza três problemas clássicos que fazem parte da grade de disciplinas relacionadas com a mecânica clássica, onde usaremos o formalismo newtoniano. O primeiro problema analisado é o oscilador bidimensional, o segundo são os osciladores acoplados e o último trata do movimento de uma partícula carregada na presença de um campo eletromagnético. Basicamente, o desenvolvimento destes problemas no ambiente de modelagem Modellus, sugere, a fim de corresponder às etapas propostas, uma nova visão de classificação de atividade de modelagem.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31846
metadata.dc.type: TCC
Aparece en las colecciones: FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_tcc_jlcdomingos.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.