Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31846
Tipo: TCC
Título: Uma análise do processo de modelagem computacional aplicada ao ensino de tópicos de mecânica teórica com o uso do software Modellus
Autor(es): Domingos, Jorge Luiz Coelho
Orientador: Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino;Modelagem computacional;Mecânica Teórica;Informática educativa;Software Modellus
Data do documento: 2010
Citação: DOMINGOS, J. L. C. Análise do processo de modelagem computacional aplicada ao ensino de tópicos de mecânica teórica com o uso do software Modellus. 2010. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: Este trabalho relata a viabilidade da modelagem para o ensino de tópicos de Física na área da Mecânica Teórica por meio de atividades de modelagem utilizando como ferramenta o ambiente Modellus. Descreve uma análise baseada na correspondência do desenvolvimento do modelo com as etapas de modelagem propostas por Pietrocola (1999). Enfatiza três problemas clássicos que fazem parte da grade de disciplinas relacionadas com a mecânica clássica, onde usaremos o formalismo newtoniano. O primeiro problema analisado é o oscilador bidimensional, o segundo são os osciladores acoplados e o último trata do movimento de uma partícula carregada na presença de um campo eletromagnético. Basicamente, o desenvolvimento destes problemas no ambiente de modelagem Modellus, sugere, a fim de corresponder às etapas propostas, uma nova visão de classificação de atividade de modelagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31846
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_jlcdomingos.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.