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Título: O processo de internacionalização do ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Nunes, Francisca Waleska Bruno
Orientador(es): Santos, Sandra Maria dos
Palavras-chave: Internacionalização
Processos
Estratégias
Educação superior
Data do documento: 2018
Citação: NUNES, F. W. B. (2018)
Resumo: A influência da globalização sobre a economia mundial tem acarretado efeitos em diversas esferas da sociedade, inclusive nas Instituições de Ensino Superior (IES) que têm sido impulsionadas a iniciarem o processo de internacionalização na busca de atender às demandas de ordem global. Nessa conjuntura, a Universidade Federal do Ceará (UFC) caminha no sentindo de se colocar como referência nos desafios e nas soluções das áreas econômicas, mercadológicas, educacionais, culturais, sociais e ambientais. Este estudo tem o objetivo de analisar o processo de internacionalização da educação superior na UFC à luz do modelo de internacionalização de Knight (1994). Caracteriza-se quanto à natureza da pesquisa como aplicada, e quanto ao seu objetivo é descritiva. No tocante à obtenção de informações, pode ser classificada como bibliográfica, documental e de campo. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso, em que a própria universidade foi a unidade de análise. A coleta de dados foi de cunho secundário por meio de pesquisa bibliográfica e documental; e, a primária por intermédio de um único roteiro de entrevista semiestruturada que foi pautado nos roteiros de Miura (2006) e de Batista (2009), que por sua vez tiveram base teórica em Knight (1994). O roteiro de entrevista foi aplicado aos seguintes sujeitos da pesquisa: reitor, vice-reitor, pró-reitores (das pró-reitorias de graduação, pós-graduação e relações internacionais) e diretores de centros, entre agosto e novembro de 2017. O estudo foi organizado em três partes: parte um – contexto, consciência e comprometimento; parte dois – planejamento, operacionalização e implementação; e, parte três – revisão, reforço, efeito de integração. Em relação à primeira parte da pesquisa, evidenciou-se que o contexto externo proveniente das pressões da globalização, do Banco Mundial (BM), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização das Nações Unidas (ONU) instigam as universidades a se internacionalizarem. No que se refere ao contexto interno, a UFC formalizou a internacionalização com a criação da Pró-reitoria de Relações Internacionais (PROINTER), do Plano de Internacionalização (PIN) e do Comitê de Internacionalização (COMINTER), em 2017. Quanto às dimensões conscientização e comprometimento, ambas são frágeis e requerem formalização de políticas de estímulo e de engajamento entre as unidades administrativas e acadêmicas, bem como de todos que compõem a comunidade universitária. No tocante à segunda parte desse estudo, constatou-se que o PIN da UFC contribuiu para a dimensão planejamento, a partir do estabelecimento de objetivos e de estratégias. No que diz respeito às dimensões operacionalização e implementação, a UFC tem encontrado limitações quanto à burocracia dos processos administrativos e acadêmicos, ao fomento, à capacitação de pessoas e à aprendizagem de outros idiomas. Acerca da terceira parte, a análise demonstrou que, no que concerne à dimensão revisão, a universidade não possui um sistema de avaliação com metodologia e indicadores próprios. Quanto às dimensões reforço e efeito de integração, a UFC carece tanto de políticas de reforço concreto e simbólico, quanto de ações estratégicas para integrar as diversas unidades. De uma forma mais ampla, observou-se que a universidade passa por um período de transição da abordagem nacional “ad hoc” para a “estratégica” e da abordagem institucional “atividade” para a “processual”.
Abstract: The influence of globalization on the world economy has had effects in several spheres of society, including Higher Education Institutions (HEIs) that have been driven to begin the process of internationalization in order to meet global demands. In this context, the Federal University of Ceará (UFC) walks in the feeling of being a reference in the challenges and solutions of the economic, market, educational, cultural, social and environmental areas. This study aims to analyze the process of internationalization of higher education in the UFC, throught the internationalization model of Knight (1994). It characterizes the nature of the research as applied, and as far as its objective is descriptive. In terms of obtaining information, it can be classified as bibliographical, documentary and field. The research strategy adopted was the case study, in which the university itself was the unit of analysis. Data collection was secondary by means of bibliographical and documentary research; and the primary through a single semistructured interview script that was based on the scripts of Miura (2006) and Batista (2009), which in turn had a theoretical basis in Knight (1994). The interview script was applied to the following research subjects: rector, vice-chancellor, pro-rectors (from the postgraduate, postgraduate and international relations) and directors of centers between August and November 2017. The study was organized in three parts: part one - context, awareness and commitment; part two - planning, operationalization and implementation; and, part three - revision, reinforcement, integration effect. Regarding the first part of the research, the external context of the pressures of globalization, the World Bank (WB), the World Trade Organization (WTO) and the United Nations (UN) urged internationalize. Regarding the internal context, the UFC institutionalized internationalization with the creation of the International Relations Office (PROINTER), the Internationalization Plan (NIP) and the Internationalization Committee (COMINTER) in 2017. Regarding the dimensions of awareness and compromise, both are fragile and require formalization of stimulus and engagement policies among administrative and academic units, as well as of all that compose the university community. Concerning the second part of this study, it was found that the UFC PIN contributed to the planning dimension, from the establishment of objectives and strategies. With regard to the operational and implementation dimensions, the UFC has encountered limitations on the bureaucracy of administrative and academic processes, on the promotion, empowerment and learning of other languages. About the third part, the analysis showed that, as far as the review dimension is concerned, the university does not have an evaluation system with its own methodology and indicators. As for the reinforcement and integration dimensions, the UFC needs both concrete and symbolic reinforcement policies and strategic actions to integrate the different units. More broadly, it has been observed that the university goes through a transitional period of the "ad hoc" national approach; to the "strategic"; and from the institutional "activity" approach to "procedural".
Descrição: NUNES, Francisca Waleska Bruno. O processo de internacionalização do ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal do Ceará. 2018. 170f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31878
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