Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3189
Título: Histórias(s) do brasil: Aproximações entre as obras pau--brasil de Oswald de Andrdade e história do brasil de Murilo Mendes.
Autor(es): OLIVEIRA, Caterina Maria de Saboya
Palavras-chave: Andrade, Oswald de, 1890-1954 – Pau brasil: poesia - Crítica e interpretação
Mendes, Murilo, 1901-1975 – História do Brasil - Critica e interpretação
Poesia brasileira - Historia e critica - Sec.XX
Análise do discurso literário
Poesia brasileira
Data do documento: 1995
Editor: Revistas de Letras
Citação: OLIVEIRA , C. M. S. (1995)
Resumo: Como nos ensina Octavio Iaruú, a nação - imaginária e real - encontra-se na história do pensamento. No pensamento brasileiro, a "questão nacional" - como se "cria e recria" a nação em cada época; e, a partir do fmal do século XIX, a indagação das possibilidades de ingresso do país na Modernidade têm sido temas recorrentes. Maís acentuadamente, na conjuntura de 1822- quando o Brasil não conseguiu ingressar no "ritmo da história": não houve abolição de escravatura, república ou garantias democráticas. Na de 1888/89- quando surge a idéia de "Brasil moderno" e o país tenta entrar no ritmo: abolição, aposta no "branqueamento", liberação de forças econômicas e entra em curso uma fase importante da construção de um pensamento sobre a realidade nacional em Tavares Bastos, José Verissirno, Sílvio Romero, Manuel Bonfim, Joaquim Nabuco, Euclides da Cunha, Machado de Assis e Raul Pompéia entre outros. Buscava-se a compreensão das perspectivas abertas com a República e o trabalho livre porém impunha-se a reflexão sobre as heranças coloniaís - escravismo/ patriarcalismo, diferenças étnicas. E na conjuntura que nos interessa neste trabalho -a de 1930. Periodo em que se dá a precipitação das potencialidades das crises e controvérsias herdadas do passado e desabrocham algumas das interpretações paradigmáticas da sociedade brasileira.
Descrição: OLIVEIRA, Caterina Maria de Saboya. Histórias(s) do Brasil: aproximações entre as obras Pau-brasil de Oswald de Andrdade e História do Brasil de Murilo Mendes. Revista de Letras, Fortaleza, v. 17, n. 1/2, p. 25-29, 1995.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3189
ISSN: 01018051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1995_Art_CMSOliveira.pdf514,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.