Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31892
Tipo: TCC
Título: O uso de atividades experimentais com materiais alternativos no ensino de Física: um estudo de caso com alunos do município de Aracati
Autor(es): Feitosa, Cláudia Soares
Orientador: Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino;Física (Ensino médio);Física - Experiências;Construtivismo;Experimentos de baixo custo
Data do documento: 2012
Citação: FEITOSA, C. S. O uso de atividades experimentais com materiais alternativos no ensino de Física: um estudo de caso com alunos do município de Aracati. 2012. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracati, 2012.
Resumo: É notório o fato de que o Ensino da Física vem sofrendo profundas e significativas mudanças, acarretando assim transformações culturais responsáveis pelo surgimento de novas formas de aprendizagem e produção do conhecimento. O uso de atividades experimentais constitui uma das importantes ferramentas para os conceitos de Física no Ensino Médio. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi baseada no Construtivismo, teoria defendida por de Vygotsky e Piaget, com o propósito de descrever o processo, as características e as relações estabelecidas entre os conceitos de Física e o uso de materiais de baixo custo. Para isso, foi realizado um Estudo de Caso com um grupo de alunos do 2º ano do Ensino Médio, provenientes de uma escola estadual no município de Aracati, Ceará. Nesta proposta alternativa de experimento de baixo custo pode ser discutida a Física, envolvida em dilatação térmica, que possibilita a realização de atividades abrangendo considerável conteúdo de Física na construção de dispositivos alternativos. Também oferece aos alunos uma aprendizagem mais significativa, demonstrando à prática a aplicação dos conceitos teóricos.
Abstract: It is well known the fact that Physics Education has been undergoing profound and significant changes, thus leading cultural transformations responsible for the emergence of new forms of learning and knowledge production. The use of experimental activities is one of the important tools for the concepts of physics in high school. The methodology used in this study was based on constructivism, a theory advocated by Vygotsky and Piaget, in order to describe the process, the characteristics and the relationships between the concepts of physics and the use of low cost materials. For this, we conducted a case study with a group of students of 2nd year of high school, from a state school in the city of Aracati, Ceará. This alternative proposal for low-cost experiment can be discussed physics involved in thermal expansion, which allows the realization of activities covering considerable physics content in the construction of alternative devices. It also offers students a more meaningful learning, demonstrating the practical application of theoretical concepts.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31892
Aparece nas coleções:FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_csfeitosa.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.