Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32123
Title in Portuguese: Propriedades vibracionais e térmicas dos aminoácidos policristalinos ácido L-aspártico e L-glutâmico
Author: Vieira, César Menezes
Advisor(s): Freire, Paulo de Tarso Cavalcante
Keywords: L-aspártico
L-glutâmico
Raman, Espectroscopia de
Calorimetria
Aminoácidos
Issue Date: 2011
Citation: VIEIRA, C. M. Propriedades vibracionais e térmicas dos aminoácidos policristalinos ácido L-aspártico e ácido L-glutâmico. 2011. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Abstract in Portuguese: Este trabalho tem como principal objetivo comparar as propriedades vibracionais e térmicas dos aminoácidos ácido L-aspártico (C4H7NO4) e ácido L-glutâmico (C5H9NO4). Para isto, as técnicas utilizadas foram a espectrocopia Raman por transformada de Fourier (FT-Raman) à temperatura ambiente e a análise térmica por Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC). A partir dos resultados dos experimentos de análise térmica por DSC, pode-se destacar um evento no ácido L-aspártico, presente em 507,7 K, que se encontra um pouco antes do pico referente à temperatura de decomposição, por volta de 528,2 K. Este pico pode estar associado a uma possível transição de fase do material ou fazer parte da decomposição do mesmo, supostamente composta por dois picos. Por outro lado, a análise térmica realizada no ácido L-glutâmico, que mostra um evento referente à decomposição em 475,2 K, não sugere nenhuma transição de fase no material no intervalo de temperatura entre 298 e 493 K. A partir dos experimentos de espectroscopia FT-Raman à temperatura ambiente em amostras policristalinas dos dois materiais, na região espectral de 10 a 3500 cm−1, observaram-se 41 modos normais de vibração para o ácido L-aspártico e 47 modos normais de vibração para o ácido L-glutâmico, sendo a maioria deles classificados tentativamente, com base em estudos já realizados em outros cristais de aminoácidos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32123
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:FÍSICA-BACHARELADO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_tcc_cmvieira.pdf565,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.