Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3221
Título: A menina e o erê nas viagens ao ser negro/ser negra: uma pesquisa sociopoética com educadores em formação
Título em inglês: The girl and "Erê" in travel to be black man/to be black woman:a search sociopoética with educators in formation
Autor(es): SILVA, Rebeca de Alcântara e
Orientador(es): PETIT, Sandra Haydée
Palavras-chave: Ser Negro
Sociopoética
Esquizoanálise
Rizoma
Conto
To be black woman
Story
Negros - identidade racial
Negros - usos e costumes
Discriminação racial
Conscientização racial
Pesquisa-ação
Data do documento: 2007
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: SILVA, R. A. ;PETIT, S. H. (2007)
Resumo: Este trabalho é um estudo sociopoético que tem como tema gerador o que é ser negro/ser negra? Intenta-se saber que confetos (conceitos perpassados de afetos) estudantes universitários, futuros educadores tecem sobre a questão quando convidados por linguagens que instigam o imaginário, como é o caso da pesquisa sociopoética. Para tanto, foram realizadas duas oficinas de produção de dados buscando aguçar os sentidos dos corpos do grupo pesquisador uma vez que são fontes de conhecimento. A primeira teve como metáfora uma viagem ao lugar do ser negro. A segunda, a metamorfose do grupo pesquisador em bicho do ser negro. A análise dos dados foi confrontada com autores que versam sobre o tema em questão, assim como alguns conceitos caros à esquizoanálise, notadamente: rizoma, devir e multiplicidade. Na tentativa de ir além da escrita acadêmica convencional, é adotado o conto enquanto estilo literário. A menina interiorana negra deseja descobrir quem é o ser negro/ser negra, e viaja com Macu, um erê de verdade, nas trilhas desta aventura/pesquisa. Ao longo das muitas viagens que fazem com ajuda da sociopoética encontram muitos outros aventureiros desejosos de respostas sobre a pergunta que não cala em seus seres: quem é o ser negro/a?
Descrição: SILVA, Rebeca de Alcântara e. A menina e o erê nas viagens ao ser negro/ser negra: uma pesquisa sociopoética com educadores em formação. 2007. 213f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3221
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Dis_RASILVA.pdf3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.