Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32297
Tipo: Resumo
Título : Projeto Jacques Klein: ressoando vidas
Autor : Alcântara, Hayrles da Conceição Freitas de
Ying, Liu Man
Palabras clave : Iniciação musical;Formação humana;Musicalização
Fecha de publicación : 2016
Citación : ALCÂNTARA, Hayrles da Conceição Freitas de Moraes; YING, Liu Man. Projeto Jacques Klein: Ressoando Vidas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3).
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência das atividades desenvolvidas pela presente autora enquanto bolsista da Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (Secult – Arte/UFC), em sua atuação no projeto social Jacques Klein nas turmas de iniciação musical do núcleo da Casa José de Alencar no turno da tarde, durante o primeiro semestre de 2016. O projeto Jacques Klein foi criado pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e oferece formação musical à aproximadamente 400 crianças e jovens de Fortaleza que vivem em bairros com altos índices de vulnerabilidade social. O instituto possui uma sede no bairro Conjunto Jardim União II e dois núcleos, um no bairro Henrique Jorge e outro no bairro José Alencar. O relato de experiência descrito tem como objetivo refletir sobre as principais atividades ocorridas nas turmas indicadas, assim como a significância das atividades paralelas proporcionadas pelo projeto a fim de promover a cidadania. Como fundamentação teórica tem-se: “Música (s) e seu ensino”, de Maura Penna (2009), onde encontra-se um parecer crítico sobre o ensino de música, sobre a musicalização e os desafios desse campo do saber. Utilizou-se também as obras de Paulo Freire (2013; 2005), “Pedagogia da autonomia” e “Pedagogia do oprimido”. Para tal trabalho, seguiu-se uma metodologia de abordagem qualitativa através de uma pesquisa-ação, realizando uma coleta de dados através das análises dos planejamentos, registros fotográficos das aulas, verificação das anotações nos diários de campo e análise fundamentada teoricamente. O trabalho contribui para a apresentação de várias atividades de musicalização, tendo com isso a preocupação em incrementar as reflexões sobre o tema, além de corroborar com a importância da música como agente de resgate social e de grande pertinência à formação humana.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32297
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_hcfmalcantara.pdf49,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.