Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32379
Tipo: TCC
Título: A Qualidade das águas subterrâneas do campus do Pici - Fortaleza/CE
Autor(es): Costa, Isaias Silva da
Orientador: Santiago, Maria Marlúcia Freitas
Palavras-chave: Físico-química;Águas subterrâneas;Hidrogeologia;Geoquímica
Data do documento: 2010
Citação: COSTA, I. S. A qualidade das águas subterrâneas do Campus do Pici - Fortaleza/CE. 2010. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: O Campus Universitário da Universidade Federal do Ceará localizado no Pici dispõe de 46 poços tubulares, dos quais 18 estão em operação, como abastecimentos complementares ao realizado pela CAGECE; estes poços retiram água subterrânea armazenada na Formação Barreiras e no cristalino. Neste trabalho, amostras foram coletadas mensalmente, de julho a outubro de 2010, para análise de parâmetros físico-químicos e concentrações de cátions e ânions. Os resultados mostram que: (a) há grande variação espacial da qualidade das águas, com a condutividade elétrica variando de 117 a 1370 µS/cm; (b) as águas são predominantemente cloretadas sódicas; (c) durante o período de coleta as concentrações de cátions e de ânions mudaram aumentando predominantemente as concentrações de cloretos e de sódio; (d) as águas subterrâneas, na maioria, são apropriadas para o consumo humano, sob o aspecto da hidroquímica, com exceção de 13 amostras com pH< 6,0 e 02 com turbidez > 5,0 uT e a água do açude apresentou elevada concentração de nitrato. As águas mais salinas são as de poços no cristalino e as águas menos salinas são as de poços na Formação Barreiras; os sais dissolvidos nas águas são provenientes de aerossóis marinhos e de dissolução dentro do aqüífero. Águas de chuvas foram encontradas no poço localizado na COELCE.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32379
Aparece nas coleções:FÍSICA-BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_iscosta.pdf925,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.