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Título: Dispositivo-bullying e governamentalidade securitária: diálogos com o pensamento de Michel Foucault
Título em inglês: Bullying device and safe governamentality: dialogues of Michel Foucault's thinking
Autor(es): Barros, João Paulo Pereira
Palavras-chave: Bullying
Escola
Foucault
Segurança
Data do documento: 2017
Editor: Revista Dialectus
Citação: Barros, J. P. P. (2017)
Resumo: De meados do século XX e ao longo da primeira década do século XXI, a temática do bullying vem ganhando destaque crescente nos meios de comunicação de massa, entre familiares e entre os profissionais da saúde, da educação e da justiça que trabalham com segmentos infanto-juvenis e que são convocados a atuar em contextos educacionais e escolares. Tendo em vista a necessidade de um debate crítico a respeito desse efervescente tema, este artigo tem o intuito de apresentar conexões entre modos de operação do dispositivo-bullying e as estratégias de governamentalidade neoliberal articuladas a mecanismos de segurança na contemporaneidade. Para tanto, serão traçados diálogos com o pensamento arquegenealógico de Michel Foucault e suas ressonâncias em campos como a Psicologia e a Educação. Sob a referência foucaultiana, o reposicionamento do bullying como dado auto evidente para a condição de “dispositivo” implica pensá-lo como uma rede tecida entre elementos heterogêneos - discursos, instituições, regulamentações, leis e decisões administrativas, assim como enunciados científicos e proposições de ordem moral sobre a violência entre pares no contexto escolar/educacional. Para o alcance do objetivo proposto, o texto, em um primeiro momento, porá em análise a relação entre a consolidação da categoria bullying para dar conta de determinadas modulações de violência entre pares em contextos escolares/educacionais e a emergência das tecnologias biopolíticas de poder características dos dispositivos de segurança. Em um segundo momento, discutirá como certos modos de operação do dispositivo bullying tem oportunizado a intensificação de processos de judicialização da vida, caracterizados pelo enquadramento jurídico-legal cada vez mais minucioso e insidioso das relações sociais no cotidiano.
Abstract: From the mid-twentieth century and throughout the first decade of the twenty-first century, the issue of bullying has been gaining increasing prominence in the mass media, among family members and among health, education and justice professionals working with children and youth segments. who are called to work in educational and school contexts. Given the need for a critical debate on this effervescent theme, this article aims to present connections between modes of operation of the bullying device and strategies of neoliberal governmentality linked to security mechanisms in contemporary times. For this, dialogues will be drawn with Michel Foucault's archegenealogical thinking and its resonances in fields such as Psychology and Education. Under the Foucaultian reference, the repositioning of bullying as self-evident data for the condition of "device" implies thinking it as a network woven between heterogeneous elements - discourses, institutions, regulations, laws and administrative decisions, as well as scientific statements and propositions on peer violence in the school / educational context. To reach the proposed goal, the text will initially analyze the relationship between the consolidation of the bullying category to account for certain modulations of violence between peers in school / educational contexts and the emergence of characteristic biopolitical technologies of power safety devices. In a second moment, it will discuss how certain modes of operation of the bullying device have facilitated the intensification of processes of judicialization of life, characterized by the ever more detailed and insidious juridical framework of social relations in daily life.
Descrição: BARROS, João Paulo Pereira. Dispositivo-bullying e governamentalidade securitária: diálogos com o pensamento de Michel Foucault. Revista Dialectus, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 50-68, ago./dez. 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32641
ISSN: 2317-2010 (online)
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