Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32663
Title in Portuguese: O órgão municipal de educação e a modernização conservadora: relações políticas na administração do ensino
Author: Pereira, Sônia
Advisor(s): Therrien, Jacques
Keywords: Política educacional
Programa educacional
EDURURAL
Educação básica
Escola rural
Issue Date: 1988
Citation: Pereira, S.; Therrien, J. (1988)
Abstract in Portuguese: O estudo analisa as relações que perpassam a administração do ensino municipal, buscando caracterizá-las como relações políticas e não somente técnico-administrativas. Partindo de urna concepção de Estado Capitalista que se movimenta no sentido da acumulação e da legitimação, a dominação por ele exercida é questionada. Assim, amplia-se o próprio conceito de Estado que não apenas exerce a coerção, mas que encerra também as contradições que a sociedade civil lhe impõe e, desta forma, carrega dentro dele a possibilidade de questionamento da dominação e de elaboração de uma contra-ideologia. O movimento acumulação-Iegitimação que caracteriza o Estado no Brasil, em especial no Nordeste, leva-o a intervir na realidade educacional através de Programas Especiais, como o EDURURAL. Suas ações são avaliadas buscando a caracterização das relações que se estabelecem entre as esferas administrativas da educação a saber: relações entre Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação (SE) e Órgão Municipal de Educação (OME). A análise está centrada nas relações que se estabelecem entre o OME, a Prefeitura Municipal e a Sociedade Civil, pretendendo, desta forma, reconstruir o objeto de investigação - o OME - delineando seu papel de instituição estatal que executa a política educacional. Para tal, investe-se de caráter coercitivo em meio a contradições que, por sua vez, possibilitam a elaboração de urna prática questionadora. A execução da política educacional marcada pela prática clientelística e autoritária - características do Estado no Brasil - resulta na modernização conservadora. A possibilidade de questionamento dessa modernização é colocada na medida em que a Sociedade Civil organiza-se e movimenta-se no sentido de fazer valer os interesses das camadas populares da sociedade.
Description: PEREIRA, Sônia; THERRIEN, Jacques. O órgão municipal de educação e a modernização conservadora: relações políticas na administração do ensino. 1988. 88f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Sociologia do Desenvolvimento, Fortaleza (CE), 1988.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32663
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1988_dis_spereira.pdf58,23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.