Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32676
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Cultura e educação na idade média: aspectos histórico-filosófico-teóricos
Título em inglês: Culture and education in the middle ages: historical-philosophical-theological aspects
Autor(es): Xavier, Antônio Roberto
Chagas, Eduardo Ferreira
Reis, Edilberto Cavalcante
Palavras-chave: Idade Medieval;Cultura;Educação;Medieval Age
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Dialectus
Citação: Xavier, A. R.; Chagas, E. F.; Reis, E. C. (2017)
Resumo: Este artigo objetiva ratificar epistemologicamente a desmistificação convencional sobre a Idade Média como sendo a “Idade das Trevas”. Para tanto, elencaram-se como categorias principais de análise a cultura e a educação nesse período histórico. Trata-se de uma pesquisa construída através de revisão de literatura em referenciais teóricos peculiares. Utilizou-se o método dedutivo, acompanhado de abordagem qualitativa. O artigo distribui-se em quatro tópicos. O primeiro faz uma exposição geral do texto. O segundo debate sobre os aspectos culturais e educacionais na Alta Idade Média. O terceiro discute acerca dos mesmos aspectos anteriores na Baixa Idade Média. Por fim, o quarto contempla alguns juízos de valor sobre todo o compósito textual. Os resultados demonstram que, em vez de um período de “trevas”, a Idade Média deve ser classificada como um período fértil nos aspectos culturais e educacionais, quando são fundados os sistemas escolares e universitários, legados que perduram até os dias atuais.
Abstract: This article aims to epistemologically ratify the conventional demystification of the Middle Ages as the “Dark Ages”. To this end, culture and education were listed as the main categories of analysis in this historical period. It is a research constructed through literature review in peculiar theoretical references. The deductive method was used, accompanied by a qualitative approach. The article is divided into four topics. The first makes a general exposition of the text. The second debate on cultural and educational aspects in the High Middle Ages. The third discusses the same aspects as in the Early Middle Ages. Finally, the fourth contemplates some judgments of value over all the textual composite. The results demonstrate that, instead of a period of “darkness”, the Middle Ages should be classified as a fertile period in cultural and educational aspects, when school and university systems are founded, legacies that continue to this day.
Descrição: XAVIER, Antônio Roberto; CHAGAS, Eduardo Ferreira; REIS, Edilberto Cavalcante. Cultura e educação na idade média: aspectos histórico-filosófico-teóricos. Revista Dialectus, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 310-326, ago./dez. 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32676
ISSN: 2317-2010 (online)
Aparece nas coleções:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_arxavierefchagas.pdf411,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.