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Tipo: TCC
Título: Políticas públicas educacionais como instrumento de inclusão social: uma avaliação do programa mulheres mil em Fortaleza
Autor(es): Pereira, Diogo de Matos
Orientador: Holanda, Marcos Costa
Palavras-chave: Políticas públicas em Educação;Integração social;Capital humano
Data do documento: 2013
Citação: PEREIRA, Diogo de Matos. Políticas públicas educacionais como instrumento de inclusão social: uma avaliação do programa mulheres mil em fortaleza. 2013. 51 f. TCC (graduação em Ciência Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: Com o advento da teoria do capital humano, a promoção de políticas públicas educacionais passou a ser tratada como um meio para se alcançar o desenvolvimento econômico e promover a inclusão social. Entretanto, além de aumentar o investimento em educação, faz-se necessário avaliar a qualidade da aplicação desse investimento. Nesse contexto, a Gestão por Resultados (GPR) traz para a Administração Pública a busca pela otimização dos recursos. O objetivo geral dessa pesquisa foi avaliar o Programa Mulheres Mil de Fortaleza (PMMF), sob a ótica da GPR, de forma a verificar os critérios de eficiência, eficácia e efetividade. Para tanto, buscou-se: a) examinar como as atividades desenvolvidas pelo Programa influenciaram no processo de inclusão social das mulheres da turma de 2011.1; b) identificar as transformações provocadas; c) detectar ações para uma melhor aplicabilidade do Programa com as próximas turmas. Esta pesquisa consiste em um estudo de caso com abordagem de caráter quali-quantitativo, utilizando-se de método indutivo para se chegar a uma conclusão sobre eficiência, eficácia e efetividade do referido Programa. É considerada, também, uma pesquisa aplicada, por buscar a produção de conhecimento para a solução de problemas e melhoria de ações. Participaram da pesquisa 35 alunas que ingressaram no PMMF, no semestre 2011.1. Os dados foram analisados de forma quantitativa, com a utilização de gráficos, e qualitativa, a partir da análise das respostas obtidas por meio das questões abertas, presentes no questionário aplicado. A análise dos resultados permitiu concluir que após a participação no PMMF mais da metade das alunas voltaram a estudar. Porém, a inserção das mulheres no mercado de trabalho ficou aquém das expectativas, o que alerta para a necessidade de uma reflexão sobre o trabalho realizado e de atitudes a serem tomadas, que possibilitem a modificação dos resultados aqui apresentados para as próximas turmas.
Abstract: With the advent of the theory of human capital, promotion of educational policies began to be treated as a means to achieve economic development and promote social inclusion. However, in addition to increasing investment in education, it is necessary to assess the quality of implementation of this investment. In this context, the Management by Results (GPR) brings to the Public Administration to search for the optimization of resources. The general objective of this research was to evaluate the Programa Mulheres Mil de Fortaleza (PMMF), from the perspective of GPR in order to verify the criteria of efficiency, efficacy and effectiveness. Therefore, we sought to: a) examine how the activities of the program have influenced the inclusion of women in the class of 2011.1 b) identify the changes wrought c) detect actions for better applicability of the program to the next class. This research is a case study approach with qualitative and quantitative in nature, using the inductive method to arrive at a conclusion on efficiency, efficacy and effectiveness of this program. It is also considered an applied research, to seek the production of knowledge for problem solving and improvement actions. Participants were 35 students who entered the PMMF in half 2011.1. Data were analyzed quantitatively with the use of graphics and qualitative, from the analysis of the responses obtained through the open questions in the questionnaire applied. The analysis of the results indicated that after participating in PMMF more than half of the students returned to school. However, the inclusion of women in the labor market fell short of expectations, which points to the need for reflection on the work and attitudes to be taken, to enable the modification of the results presented here for the next class.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32730
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