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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Aryane de Azevedo-
dc.contributor.authorTeixeira, Edson Holanda-
dc.contributor.authorNogueira, Ana Maria-
dc.contributor.authorSilva, Denise Montenegro da-
dc.contributor.authorLopes Filho, Geraldo Magela-
dc.contributor.authorQueiroz, José Ajax Nogueira-
dc.date.accessioned2018-06-12T14:30:00Z-
dc.date.available2018-06-12T14:30:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPINHEIRO, A. A. ;TEIXEIRA, E. H. ;NOGUEIRA, A. M. ;SILVA, D. M. ;LOPES FILHO, G. M. QUEIROZ, H. A. N. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32806-
dc.descriptionPINHEIRO, Aryane de Azevedo et al. Projeto imuno ensina UFC: ensino de imunologia para alunos de escolas profissionalizantes de Fortaleza. Imunologia em escolas profissionalizantes de Fortaleza-CE, FM00.2015.PJ.0183.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectImunologiapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleProjeto imuno ensina UFC: Ensino da imunologia para alunos de escolas profissionalizantes de Fortaleza. Imunologia em escolas profissionalizantes de Fortaleza-CE, FM00.2015.PJ.0183pt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.abstract-ptbrA ação extencionista "Imunologia em Escolas Profissionalizantes de Fortaleza-CE (Projeto Imuno-Ensina UFC) é um projeto realizado por docentes da disciplina de imunologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) juntamente com estudantes da graduação e pós-graduação de áreas interdisciplinares tanto da UFC quanto de outras instituições de ensino superior de Fortaleza. O projeto também conta com o apoio do Laboratório Integrado de Biomoléculas (LIBS) localizado no Departamento de Patologia e Medicina Legal (DPML) no campus do Porangabuçu. A ação busca, através da parceria com escolas de ensino profissionalizantes de Fortaleza, levar conhecimentos em Imunologia, educação em saúde e qualidade de vida para alunos dessas instituições, bem como a integração do conhecimento teórico e práticos da Imunologia com seu cotidiano. As ações do projeto são realizadas por meio de encontros presenciais semanais através da aplicação de estratégias pedagógicas como, rodas de conversa, debates, palestras temáticas e dinâmicas.Para avaliar o desempenho da equipe de trabalho, ao final de cada ação é aplicado um questionário de satisfação. Somado às ações presenciais, o projeto também atua por meio das mídias digitais, principalmente através do blog e página no Facebook, que são utilizados como veículo informativo e difusor das ações do projeto. De 2015.2 a 2016.2, três instituições foram contempladas com as ações que contabiliza, em média, a participação de 527 alunos de forma presencial. Nas redes sociais, até a conclusão deste trabalho, as publicações do projeto são acompanhadas por 756 internautas. Assim, conclui-se que a Imunologia, como ciência, possui caráter multidisciplinar, com interface na área da saúde, conectada a importantes temas do cotidiano. A proposta da integração dos conhecimentos teóricos e práticos da Imunologia na educação básica permite que o estudante seja capaz de contextualizar o que é discutido nas ações com os problemas de saúde encontrados na comunidade.pt_BR
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