Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32830
Tipo: TCC
Título: Acompanhamento das atividades de cultivo do ariacó Lutjanus synagris. realizadas no Centro de Estudos em Aquicultura Costeira (CEAC/LABOMAR/UFC)
Autor(es): Colares, Thiago Ribeiro
Orientador: César, José Renato de Oliveira
Palavras-chave: Ariacó;Alimentação;Crescimento
Data do documento: 2011
Citação: COLARES, Thiago Ribeiro. Acompanhamento das atividades de cultivo do ariacó Lutjanus synagris, realizadas no Centro de Estudos em Aquicultura Costeira (CEAC/LABOMAR/UFC). 2011. 44 f. Relatório (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumo: o presente relatório de Estágio supervisionado descreve as atividades de manejo do ariacó, Lutjanus synagris, realizadas no Laboratório de Aquicultura Marinha (LAQUIMAR) do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC, localizado no Centro de Estudos em Aquicultura Costeira (CEAC), Eusébio-CE, durante o período de julho a dezembro de 2010, totalizando 400 horas. No período do estágio foram acompanhadas as atividades de manejo, alimentação, elaboração de ração, captação, pré-tratamento e monitoramento dos parâmetros da água, indução hormonal, desova, biometrias e o acompanhamento do desenvolvimento larval. Neste relatório são descritos o acompanhamento dos parâmetros fisico-químico da água, a participação na elaboração da ração, e a realização de biometrias mensais, gerando uma curva de crescimento. O trabalho tem o intuito de gerar informações sobre o cultivo do ariacó, pertencente à família Lutjanidea, para um melhor entendimento do seu ciclo de vida, da sua reprodução e o aperfeiçoamento das técnicas de cultivo para a manutenção dos estoques naturais desta espécie.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32830
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_trcolares.pdf16,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.