Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32886
Title in Portuguese: Educação e política: implicações conceituais no expediente de Theodor Adorno
Other Titles: Educación y política: relaciones conceptuales en Theodor Adorno
Title: Education and politics: conceptual implications in the contributions of Theodor Adorno
Author: Almeida, Antonio Charles Santiago
Santiago, Valkiria de Novais
Keywords: Educação
Política
Emancipação
Issue Date: 2017
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: Almeida, A. C. S.; Santiago, V. N. (2017)
Abstract in Portuguese: O artigo aqui proposto constitui-se como leitura metodológica dos textos adornianos para, a partir de um registro temático, bem como de uma leitura interna da obra Educação e emancipação, sistematizar uma leitura filosófica da pedagogia política, ou seja, esboçar um caminho para a emancipação a partir de conceitos políticos que advêm do expediente teórico do pensador alemão Theodor Adorno. Desse modo, à luz de conceitos como autoridade, identidade, adaptação e cultura, intenta-se compreender o que para Theodor Adorno se configura como emancipação política, mais precisamente, educação contra barbárie na sociedade contemporânea. Nesse sentido, o objeto central deste trabalho de pesquisa é, justamente, fazer uma leitura filosófica, em termos adornianos, da pedagogia política e seu papel no que concerne à desbarbarização do mundo contemporâneo.
Abstract: The article proposed constitutes a methodological reading of Adornian texts, from a thematical register, as well as an internal reading of the work “Educação e Emancipação”, in order to systematize a philosophical reading of political pedagogy, that is, to outline a way to emancipation from political concepts which come from the theoretical contributions of the German thinker called Theodor Adorno. In this respect, in light of concepts like authority, identity, adaptation and culture, we intend to understand what, according to Theodor Adorno, is representative of political emancipation; more precisely, education against barbarism in contemporary society. Then, the objective of this research work is to perform a philosophical reading, in Adornian terms, of political pedagogy and its role in debarbarizing the contemporary world.
Abstract in Spanish: Este artículo es una lectura metodológica. Parte de un registro temático de los textos adornianos y de una lectura de la obra Educación y Emancipación, que sistematiza una lectura filosófica de la pedagogía política. O sea, nos proponemos a esbozar un camino para la emancipación a partir de conceptos políticos del pensador alemán Theodor Adorno. De esta manera, a la luz de conceptos como autoridad, identidad, adaptación y cultura se busca comprender lo que es, para Adorno, emancipación política y de forma más precisa la educación contra la barbarie en la sociedad contemporánea. En este sentido, el objeto central de esta investigación es una lectura de carácter más filosófico en términos adornianos de la pedagogía política y de su papel en lo que toca a la lucha contra la barbarie en el mundo contemporáneo.
Description: ALMEIDA, Antonio Charles Santiago; SANTIAGO, Valkiria de Novais. Educação e política: implicações conceituais no expediente de Theodor Adorno. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 126-138, jul./dez. 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32886
metadata.dc.type: Artigo
ISSN: 2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_art_acsalmeidavnsantiago.pdf290,04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.