Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32941
Tipo: TCC
Título: Análise da taxa média de ocupação dos hotéis em Fortaleza
Autor(es): Quintela, Francisco Taciano Gomes
Orientador: Ferreira, Roberto Tatiwa
Palavras-chave: Turismo;Indústria de hospitalidade;Hotéis - Fortaleza (CE)
Data do documento: 2013
Citação: QUINTELA, Francisco Taciano Gomes. Análise da taxa média de ocupação dos hotéis em Fortaleza. 2013. 62 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2013.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de elaborar um modelo econométrico para estimar a elasticidade da taxa de ocupação média dos hotéis de Fortaleza em relação à demanda turística da mesma. Depois de uma análise qualitativa da oferta e da demanda dos bens turísticos de Fortaleza, entre 2001 e 2011, um modelo econométrico do tipo ARMAX foi estimado para as variáveis em questão. Dentre os principais resultados, verifica-se que no inicio da série a elasticidade da taxa de ocupação dos hotéis em relação a demanda turística em fortaleza é elástica, mas com o passar do tempo torna-se inelástica.
Abstract: The principal objective of this work is to develop an econometric model to estimate the relation between hotels occupancy rate and tourism demand in Fortaleza. After a qualitative analysis of supply and demand tourism in Fortaleza, an ARMAX model is estimated. As the main result it is found that at the beginning of the sample this relation is elastic, but the value of this key parameter decreases with time and becomes inelastic.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32941
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_ftgquintela.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.