Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33028
Tipo: Artigo de Periódico
Título: No Centenário de Canudos, uma (re)visão de Euclides
Autor(es): D'Alge, Carlos Neves
Palavras-chave: Literatura Brasileira;Centenário de Canudos;Sertanejo;Justiça social;Revolução;Reformas
Data do documento: 1997
Instituição/Editor/Publicador: Espiral: revista de literatura
Citação: D'ALGE, Carlos Neves. No Centenário de Canudos, uma (re)visão de Euclides. Espiral: revista de literatura, Fortaleza, n. 3, p. 162-169, 1997.
Resumo: Escreveu Samuel Putnam que a obra de Euclides da Cunha é única, no gênero, na literatura brasileira e na literatura universal. A afirmativa do tradutor de Os Sertões para o inglês resulta correta, não só pela leitura do texto euclidiano, como pelo culto ao autor de À margem da História, e que tem como ponto de irradiação a Casa Euclidiana, instalada em São José do Rio Pardo. O relato sobre Canudos foi concebido e escrito nessa cidade do interior de São Paulo, onde Euclides viveu três dos mais férteis anos da sua vida, a supervisionar os trabalhos de reconstrução de uma ponte sobre o rio Pardo, e a rever as notas e a correspondência enviada ao Jornal O Estado de São Paulo, ponto de partida para a elaboração do imenso painel sobre um dos mais controvertidos episódios da vida nacional. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33028
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLIT - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1997_art_cndalge.pdf3,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.