Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33035
Tipo: TCC
Título: Estudos dos efeitos farmacológicos dos polissacarídeos sulfatos extraídos da Gracilaria Cornea em modelos comportamentais em camundongos
Autor(es): Monteiro, Valdécio Silvanao
Orientador: Benevídes, Norma Maria Barros
Palavras-chave: Gracilaria cornea;Polissacarídeos sulfatados;Ansiolítico;Antidepressivo
Data do documento: 2011
Citação: MONTEIRO, Valdécio Silvano. Estudos dos efeitos farmacológicos dos polissacarídeos sulfatos extraídos da Gracilaria Cornea em modelos comportamentais em camundongos. 2011. 49 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumo: Atualmente existe um grande interesse no desenvolvimento de novos agentes terapêuticos a partir de fontes naturais, como os organismos marinhos. Dentro deste contexto as algas marinhas têm recebido muita atenção por suas propriedades biológicas ou farmacológicas ativas. Vários gêneros de algas marinhas têm sido estudados, dentre estes se destacam o gênero Gracilaria por possuir alta concentração de ágar, que é de grande interesse nas indústrias alimentícias em todo o mundo. Polissacarídeos de algas marinhas vermelhas têm demonstrado diversas atividades biológicas como: antibacteriana, antioxidante, antiviral. antitumoral, antitrombótica, pró-trombótica antinociceptiva, antinflamatória, anticoagulante e anticancerígiena. Assim o objetivo desta monografia foi avaliar os efeitos farmacológicos dos polissacarídeos sulfatado totais (PST) obtidos da alga marinha vermelha G. cornea no Sistema Nervoso Central, através da analise de alterações comportamentais em diferentes modelos de depressão, ansiedade e convulsão em camundongos. Para a realização dos experimentos foram utilizados camundongos Swiss, fêmeas, pesando de 25-32g, provevientes do biotério da Universidade Federal do Ceará. Os animais foram tratados agudamente com polissacarídeos sulfatados totais nas doses de 5 ou 10 mg/kg, via intraperitoneal, utilizando como controle negativo solução salina. Trinta minutos após o tratamento, os animais foram submetidos aos testes comportamentais de locomoção (campo aberto), ansiedade (placa perfurada), depressão (suspensão de cauda) e convulsão (modela de estricnina). Os resultados mostraram que PST, na dose de 5mg/Kg (i.p.), apresentou uma diminuição na atividade locomotora (ALE) [PST5: 18,5 -+ 1,6 (7)] em relação ao grupo controle [conti.: 41,0 -+2,3 (7)]. Nos parâmetros grooming (G) e rearing (R) foi observado um aumento nos animais tratados com PST (10 mg/Kg i.p.) [(g) PST10: 2,8 -+ 0,4 (6)] e [(R) PST10: 27,1 -+ 4,1 (6)] quando comparado com os respectivos controles [(G) cont.: 1,5 -+ 0,2 (7); (R) cont.: 8,3 -+ 0,9 (6). No teste de placa perfurada, PST (10 mg/Kg, i.p.) apresentou um aumento do número de vezes que o animal colocou a cabeça nos orifícios (head dips) da placa perfurada [PST10: 33,0 -+ 1,8 (6)] em relação ao controle [cont.: 26,1 -+ 0,9 (6)]. Em relação ao teste de suspensão de cauda os resultados mostraram um aumento no tempo de imobilização na dose de 5mg/Kg [PST5: 167,0 -+ 13,4 (7), p< 0,001] quando comparado com o controle [cont.: 114,7 -+ 4,6 (7)]. Nenhum efeito foi observado após o tratamento com PST, em ambas as doses, no teste de convulsão induzido por estricnina em relação ao grupo controle. Conclusão: os polissacarídeos sulfatados extraídos da Gracilaria cornea sugerem uma ação ansiolítico no Sistema Nervoso Central na dose de 10mg/Kg e no teste de convulsão induzido por estricnina não foi observada ação anticonvulsivante.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33035
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_vsmonteiro.pdf33,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.