Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33075
Title in Portuguese: Elaboração de instrumentos avaliativos em matemática: aspectos relevantes para o processo de aprendizagem
Author: Sobral, Adriana Eufrásio Braga
Pompeu, Maritana Marília Eufrásio Braga
Keywords: Instrumentos de avaliação
Matemática
Formação docente
Issue Date: 2013
Citation: SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; POMPEU, Maritana Marília Eufrásio Braga. Elaboração de instrumentos avaliativos em matemática: aspectos relevantes para o processo de aprendizagem. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11.,SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23-26 set. 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2013. p. 25813-25821.
Abstract in Portuguese: A elaboração de instrumentos avaliativos consiste em um trabalho de amplo esforço cognitivo, tendo em vista a importância dos mesmos no processo de avaliação de alunos, com inserção relevante no trabalho de planejamento do ensino. Com base em conteúdos estudados na disciplina Construção de instrumentos de avaliação do processo-ensino aprendizagem, ministrada no núcleo de avaliação educacional, do Programa de pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, planejou-se uma atividade experimental envolvendo alunos da graduação em Pedagogia e alunos da educação básica. À luz de uma experiência realizada com alunos da educação básica, em uma escola na cidade de Fortaleza, elaborou-se este relato com o objetivo de apresentar resultados da aplicação de duas questões de matemática. O objetivo da atividade experimental foi verificar as fragilidades e acertos da elaboração de duas questões, cujo conteúdo explorado foi a noção de fração, a partir das justificativas das resoluções apresentadas pelos respondentes. Apesar da similaridade entre as questões, foram destacadas diferenças em seus enunciados que, a depender da leitura e interpretação realizada pelo aluno esperava-se questionamentos variados sobre a elaboração dos enunciado dos instrumentos. As diferenças nos enunciados poderiam dificultar e deixar dubiedade quando da resolução e apresentação da justificativa das respostas dos alunos. Reflexões podem ser apresentadas ao final da realização da experiência: o ensino da noção de fração está sendo apresentado de forma repetitiva sem criatividade e sem aplicação, do conceito estudado, a situações concretas que se aproximem de experiências vividas pelo alunado; outro aspecto que se destaca é a falta de atenção na leitura e interpretação do enunciado das questões.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33075
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2176-1396
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_arbsobralmmebpompeu.pdf292,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.