Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33152
Title in Portuguese: A condição de bichão da favela e a busca por consideração: uma etnografia de jovens armados em favelas à beira-mar
Author: Sá, Leonardo Damasceno de
Keywords: Bichão da favela
Consideração
Jovens
Issue Date: 2011
Citation: Sá, L. D. (2011)
Abstract in Portuguese: Este trabalho discute a figura do “bichão da favela”, jovens “maquinados” que, em busca de “consideração”, vivenciam ofensas morais e acusações sociais de falta de respeito que resultam em disputas agonísticas e até letais. O trabalho de campo etnográfico foi realizado entre 2009 e 2010, em favelas ao longo da orla de Fortaleza, na zona portuária do Grande Mucuripe, consideradas lugares perigosos, indesejáveis e degradados. São bairros de moradia de redes familiares das camadas populares herdeiros das aldeias de pesca artesanal e de segmentos de estivadores e trabalhadores do mar em geral.
Description: SÁ, Leonardo Damasceno de. A condição de bichão da favela e a busca por consideração: uma etnografia de jovens armados em favelas à beira-mar. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 339-355, abr./maio/jun. 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33152
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISBN: 9780005589281
Appears in Collections:PPGS - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_art_ldsa.pdf98,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.