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Title in Portuguese: Restrição social no ser diferente: a deficiência sob a perspectiva do design na busca por alteridade
Author: Cunha, Josias Nascimento
Advisor(s): Vieira, Roberto Cesar Cavalcante
Keywords: Design
Deficiência
Diferença
Alteridade
Issue Date: 2017
Citation: CUNHA, J. N. (2017)
Abstract in Portuguese: Este trabalho propõe-se, a partir da validação de pesquisa em Design, analisar a deficiência, assim como as relações que resultam em situações de restrição social para fundamentar um projeto que possa atuar dentro do contexto estudado. A pesquisa e análise de tais fatores justifica-se na medida em que, no posicionamento da sociedade contemporânea, a comunidade de pessoas com deficiência perpassa um longo debate situado em relação às definições que envolvem contextos biomédicos e sociais. Apesar disto, os contextos sociais ainda apresentam um quadro pouco sensível no entendimento pleno da deficiência como diferença. B uscou-se também analisar a produção de tecnologias que buscam auxiliar na quebra de restrições causadas por fatores de limitação física. Aliando-se a esses estudos, foram realizadas pesquisas referentes à formação de culturas identitárias em pessoas com deficiência e c ontextualizá-la dentro do discurso do Design, com o intuito de gerar paradigmas que possam contribuir com a reflexão da problemática. Na proposição de uma possível forma de colaborar com a mudança dessa situação, concebeu-se o desenvolvimento e aplicação de um projeto de design de interação aliado a princípios de expografia. Esses processos culminam na exposição “Em que você não pensa”, na qual possui o conceito e objetivo de transmitir a seus visitantes valores de alteridade, isto é, entender, compreender e respeitar a deficiência como diferença. Todo o projeto foi idealizado em quatro módulos expográficos, entre eles estão experiências com depoimentos de pessoas com deficiência que retratam suas possibilidades e conquistas alcançadas e uma instalação multissensorial. Esta pesquisa recebeu apoio da S ecretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Instituto Cearense de Educação Surda (ICES), da Oficina Digital do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, além de projetos de extensão tais como a Fotografia Tátil e Design Computacional.
Abstract: This research analyzes disability, through a Design perspective, as well as the relationships that result in situations of social restriction, in order to propose a project within the context developed. At this point, it is necessary to study and analyze these factors, since in the positioning of contemporary society, the community of people with disabilities runs through a long debate regarding definitions that permeate disability itself, which involve biomedical and social contexts. In spite of this, social contexts still present a little sensitive picture to the understanding of disabilities as difference. We sought to analyze the technological production that seeks to be an aid on circumstances of disability. As a complement to these studies, there was a research regarding facts around the formation of identity cultures between people with disabilities, therefore it was important to address this research within the design discourse, in order to generate paradigms that can contribute to the reflection of the problem. Regarding a possible way of collaborating with the change of this situation, it was developed an interaction design project combined with principles of exhibition design. These processes culminate in the exhibition called "What you don’t think", in which it has the concept and objective of transmitting to its visitors values o f otherness, as well as the complete understanding and respect of disability as difference. The entire project was conceived in four exhibition modules, among them are experiences with testimonials of people with disabilities that portray their possibilities and achievements and also a multisensory installation. This research project was supported by the Accessibility Secretariat of the Universidade Federal do Ceará (UFC), from the Instituto Cearense de Educação Surda (ICES), Digital Workshop from the Department of Architecture and Urbanism as well as extension projects like Tactile Photography and Computational Design.
Description: CUNHA, J. N. Restrição social no ser diferente: a deficiência sob a perspectiva do design na busca por alteridade Fortaleza. 2017. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33157
Appears in Collections:DESIGN - Monografias

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