Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33207
Title in Portuguese: Design e antropologia: uma metodologia de aplicação da etnografia no projeto gráfico de um livro ilustrado sobre os mitos da tribo Jenipapo-Kanindé
Author: Menezes, Laisleine Bezerra de
Advisor(s): Simões, Paulo Jorge Alcobia
Keywords: Antropologia do design
Design gráfico
Jenipapo-Kanindé
Livro ilustrado
Etnografia
Issue Date: 2018
Citation: MENEZES, L. B. (2018)
Abstract in Portuguese: O presente trabalho trata sobre a interdisciplinaridade entre design e antropologia, e como isso pode contribuir para tornar projetos gráficos mais representativos no que diz respeito a identidade visual de uma cultura. A aproximação entre as duas áreas surgiu a partir da necessidade que os profissionais de design têm de desempenhar um papel mais socialmente ativo. A etnografia mostrou-se como uma porta de acesso a informações de projeto valiosas, trazendo um método que aproxima ainda mais o designer do seu objeto de estudo. Assim, este trabalho parte de um método projetual que baseia-se na etnografia para propor a construção de um projeto gráfico que promova as qualidades identitárias da tribo Jenipapo-Kanindé: um livro infanto-juvenil ilustrado sobre os mitos locais.
Description: MENEZES, L. B. Design e antropologia: uma metodologia de aplicação da etnografia no projeto gráfico de um livro ilustrado sobre os mitos da tribo Jenipapo-Kanindé. 2018. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33207
Appears in Collections:DESIGN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_TCC_LBMENEZES.pdf2018_tcc_lbmenezes6,78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.