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Tipo: TCC
Título : Perfil psicomotor das crianças de 0 a 12 meses atendidas em uma UBS em Fortaleza/CE
Autor : Santos, Julyana Rayna Cavalcante dos
Cardoso, Kátia Virgínia Viana
Sá, Fabiane Elpídio de
Tutor: Cardoso, Kátia Virgínia Viana
Co-asesor: Sá, Fabiane Elpídio de
Palabras clave : Desenvolvimento Infantil;Deficiências do Desenvolvimento;Cuidado da Criança
Fecha de publicación : 15-dic-2017
Citación : SANTOS, J. R. C. ; CARDOSO, K. V. V. ; SÁ, F. E. Perfil psicomotor das crianças de 0 a 12 meses atendidas em uma UBS em Fortaleza/CE. 2017. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumen en portugués brasileño: O desenvolvimento infantil é suscetível a diversas alterações, devido aos estímulos externos que podem ou não estar presentes na vida da criança, sejam estes ambientais ou sociais. O acompanhamento deste processo é de grande importância para minimizar qualquer sinal de atraso no desenvolvimento. O estudo descreveu de forma observacional, o perfil psicomotor de cinco crianças de 0 a 12 meses atendidas em uma UBS de Fortaleza, onde utilizou-se a escala de desenvolvimento Bayley III para avaliar os domínios cognitivo, de linguagem e motor. A amostra apresentou idade média de 5,8 ± 3,1 meses e as classificações de risco foram as seguintes: domínio cognitivo, 60% das crianças foram consideradas competentes; em comunicação receptiva e expressiva, o percentual de crianças competentes foi de 80%; no motor fino 60% foram competentes, embora as demais (40%) foram classificadas como em risco; no motor grosso, foi onde se encontrou o maior número de crianças em emergência (60%) e as demais foram classificadas em competentes (40%). Observou-se que crianças atendidas no serviço de puericultura da UBS apresentaram maiores índices de risco no desenvolvimento infantil no domínio motor, mas também apresentaram classificação em emergência ou risco no domínio de linguagem, embora em proporções menores. Estes resultados sugerem associação à prematuridade de algumas crianças e pela privação de estímulos ambientais e sociais inerentes à realidade da amostra.
Abstract: Child development is susceptible to several changes due to external stimuli that may or may not be present in the child's life, whether environmental or social. The follow-up of this process is of great importance to minimize any signs of developmental delays. The study described, in a observational way, the psychomotor profile of six children from 0 to 12 months attended in a UBS of Fortaleza, where the Bayley III development scale was used to evaluate the cognitive, language and motor domains. The sample had a mean age of 5.8 ± 3.1 months and the risk classifications were as follows: cognitive domain, 60% of the children were considered competent; in receptive and expressive communication, the percentage of competent children was 80%; in the fine motor 60% were competent, although the others (40%) were classified as at risk; in the gross motor, it was found the largest number of children in emergency (60%) and the others were classified as competent (40%). It was observed that children attending the UBS childcare service present higher risk indices for child development in the motor domain, but also presented an emergency or risk classification in the language domain, albeit to a lesser extent. These suggest association to the prematurity of some children and the deprivation of environmental and social stimuli inherent to the reality of the sample.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33251
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