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Title in Portuguese: Impactos da educação sobre o desenvolvimento econômico do Ceará
Author: Queiroz, Tatiany Vieira
Advisor(s): Lemos, José de Jesus Sousa
Keywords: Desenvolvimento econômico - Ceará
Capital humano
Issue Date: 2014
Citation: QUEIROZ, Tatiany Vieira. Impactos da educação sobre o desenvolvimento econômico do Ceará. 2014. 40 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014.
Abstract in Portuguese: Este trabalho avalia os impactos da educação no desenvolvimento econômico do estado Ceará no período compreendido entre anos de 2000 e 2011. Utiliza como base teórica a Teoria do Capital Humano que estabelece que a qualificação da força de trabalho é fundamental para a promoção do desenvolvimento de um País, região ou estado. Para atingir ao objetivo de aferir a relação causa efeito da educação sobre a formação do PIB do Ceará e dos seus 184 municípios, o trabalho utiliza dados do Censo Demográfico de 2010 e das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílio (PNAD) entre os anos de 2000 e 2011. Os procedimentos metodológicos adotados para tentar medir estes impactos estão divididos em duas etapas. Na primeira, usam-se as séries de PIB dos municípios cearenses em valores nominais coletados das PNAD daquele lapso de tempo. Os valores nominais são corrigidos utilizando-se o Índice Geral de Preços da Fundação Getúlio Vargas como deflator. Os PIB foram corrigidos para valores de 2013. Como variáveis explicativas nesta etapa das análises utilizam-se: percentagem da população maior de 15 anos que se declarou analfabeta; e a escolaridade média observada no estado. Na segunda etapa da análise, hierarquizam-se em ordem crescente do PIB de 2010 todos os 184 municípios cearenses. Como esta análise foi feita em corte seccional, não há necessidade de proceder-se a correção dos valores nominais dos municípios. Uma vez hierarquizados pelos respectivos PIB agregados, os municípios cearenses foram agrupados em quatro quartis. Nos primeiro 25% estavam aqueles com menores PIB. Assim por diante, de tal sorte que no último quartil constaram os 25% de maiores PIB agregados. Neste caso as variáveis explicativas foram: percentagem da população maior de 25 anos que não havia cursado o nível elementar e a percentagem da população do município que tinha cursado o nível médio completo, superior incompleto e superior completo. Em seguida procede-se análises de regressão para os 184 municípios, com um todo e, posteriormente, dentro dos quartis. A hipótese subjacente a esta segunda forma de análise é que nos quartis de maiores PIB os níveis de escolaridade devem impactar de forma diferente do que o fazem naqueles municípios de menores PIB. Os resultados mostraram que a escolaridade média impacta positivamente o PIB dos municípios e a taxa de analfabetismo o faz de forma negativa, como esperado. Nos municípios os resultados também mostram que níveis maiores de escolaridade impactam o PIB e que isto ocorre de forma diferenciada nos diferentes quartis. Desta forma as hipóteses subjacentes desta pesquisa se confirmam e se tornam num subsidio importante para a Teoria do Capital Humano e para a formulação de politicas públicas para o Ceará.
Abstract: This paper evaluates the impact of education on economic development over the Ceará State of Ceará in the period from 2000 to 2011. It uses, as theoretical basis, the Human Capital Theory. The assumptions of this theory inform that the qualification of the workforce is the key to promoting development of a country, region or state. To achieve the goal of measuring the cause-effect relationship of education on the formation of Ceará's GDP and its 184 municipalities, this work uses data from the 2010 Census and from Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílio (PNAD) between the years 2000 and 2011. The methodological procedures adopted to try to measure these impacts are divided into two stages. In the first one, the GDP series of the Ceará State municipalities, in nominal values collected from PNAD from that period of time, are used. The nominal values are corrected using the General Price Index of the Fundação Getúlio Vargas as deflator. The GDP were corrected to 2013 values. As explanatory variables at this stage it was used: percentage of population over 15 years self-declared illiterate; and average (years) schooling observed in the State. In the second stage of analysis, hierarchical positions in increasing order of 2010 GDP of all 184 municipalities of Ceará are taken. As this analysis was cross-sectional, that was no need for the correction of the nominal value of the municipalities. Once prioritized by their aggregate GDP, the municipalities of Ceará were grouped into four quartiles. In the first 25% were selected those with lower GDP. So on, in such a way that the last quartile consisted of the 25% municipalities with larger aggregate GDP. In this case the explanatory variables were: percentage of population over 25 who had not attended the elementary level, and the percentage of the population who had completed high school, attended college or completed college education. Then, regression analysis are made for the 184 municipalities as a whole, and then into quartiles. The hypothesis behind this second form of analysis is that education levels should impact differently on the higher quartiles of GDP than it does on those of smaller GDP. The results showed that the average education impacts positively over GDP of the municipalities and the illiteracy rate impacts negatively, as expected. In municipalities the results also show that higher levels of education also impact positively the GDP and that this occurs differently in different quartiles. Therefore the underlying assumptions of this research are confirmed and become an important subsidy to the Theory of Human Capital and the formulation of public policies for Ceara State.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33284
Appears in Collections:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

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