Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33297
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Arte como não lugar
Autor(es): Lima, João Miguel Diógenes de Araújo
Palavras-chave: Mobilias;Arte;Imagens
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes
Citação: RICHARD, Alain-Martin. Arte como não lugar. Tradução de: LIMA, João Miguel Diógenes de Araújo. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 5-17, 2017.
Resumo: Começa com uma pintura num cavalete. Não sabia naquele momento que era uma cópia, mas isso não importa. O que me intrigou primeiramente foram as duas massas de cor – o amarelo a contrastar com o azul –, e então, aquelas mesas e cadeiras dispostas do lado de fora de um café. A perspectiva é “irrealista”. Essa distorção da mobília, apesar de familiar, não corresponde a o que um garoto de sete anos sabe sobre mesas e cadeiras, mesmo que elas estejam do lado de fora de um café em um país exótico. Em Beattyville, na região de Abitibi, no Québec, florestas virgens ainda circundam a pequena cidade madeireira, e o som de serraria se mistura com o estrondo das corredeiras – apenas natureza em conflito com a engenhosidade humana. E então havia o ateliê do meu irmão mais velho no porão da casa da família, um local incrível que cheirava à tinta e aguarrás, com prateleiras cheias de livros de arte. Esse foi meu primeiro contato com a arte. Claro, outros objetos singulares marcaram minhas perambulações dentro da nossa casa de três andares no meio da floresta, mas nenhum havia até então contradito meu entendimento das coisas deste mundo – pelo contrário, esses objetos eram uma coerente descrição do entendimento que eu tinha. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33297
ISSN: 2594-5491
Aparece nas coleções:PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_jmdalima.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.