Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33302
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Futuros possíveis: arte pública, experiência e territórios em processo
Autor(es): Amaral, Lilian
Palavras-chave: Arte pública;Experiência;Territórios em processos
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes
Citação: AMARAL, Lilian. Futuros possíveis: arte pública, experiência e territórios em processo. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 84-94, 2017.
Resumo: A presente discussão propõe analisar o lugar da arte no âmbito da esfera pública contemporânea a partir da diluição e do deslocamento do objeto para o campo da experiência estética, tendo o tempo se convertido em matéria artística. Transitar entre a autonomia e a instrumentalização parece ser um dos dilemas enfrentados pela arte que incide em dinâmicas sociais, prática contemporânea derivada da arte pública e suas recentes hibridizações, como “novo gênero de arte pública”, “arte contextual”, “estética relacional”, entre outras reconfigurações. Tais questões podem iluminar um debate sobre as práticas críticas como campos de ação processuais e colaborativos, apontando para renovadas formas de comunicação, apropriação e pertencimento. Objetiva-se investigar os modos de fazer artísticos compartilhados em rede, os processos de transformação no território deles decorrentes e implicações políticas no tecido social.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33302
ISSN: 2594-5491
Aparece nas coleções:PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_lamaral.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.