Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33430
Title in Portuguese: A influência da educação no crescimento de um país: uma análise comparativa entre Brasil, Chile e Coréia do Sul
Author: Silva, Ana Roberta Ramos da
Advisor(s): Callado, Marcelo de Castro
Keywords: Desenvolvimento econômico - Brasil - Chile - Coreia
Capital humano
Educação e desenvolvimento
Issue Date: 2014
Citation: SILVA, Ana Roberta Ramos da. A influência da educação no crescimento de um país: uma análise comparativa entre Brasil, Chile e Coréia do Sul. 2014. 31 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014.
Abstract in Portuguese: Este estudo verificou a influência dos anos médios de estudo das populações do Brasil, do Chile e da Coréia do Sul nas suas respectivas taxas de crescimentos. Foi utilizada uma base de dados do Penn World Table de 1970 a 2009, sendo os testes t-studart e jaque-bera significantes, o que mostra a eficácia dos MQO, embora o Brasil tenha apresentando a menor previsibilidade da produção per capita com base nos anos médio de estudo. Foi feita uma análise comparativa entre as notas do PISA dos três países para analisar a qualidade do ensino, verificando que enquanto a Coréia do Sul e o Chile apresentam uma maior média nos exames, o Brasil ainda mostra uma série de deficiências na qualidade dos seus anos de estudo, mostrando a necessidade de maiores investimentos na área educacional e melhoria no controle de qualidade da educação ofertada a fim de se melhorar a produtividade da economia brasileira.
Abstract: Este estudio ha verificado la influencia de los años promedio de escolaridad de las poblaciones de Brasil, Chile y Corea del Sur y sus respectivas tasas de crecimiento. Empleada una base de datos de Penn World Table de 1970 hasta 2009, resultó significativos los tests t-studart y jaque-bera, lo que demuestra la eficacia de la MCO, aunque Brasil presentando producción menos predecible per cápita basada en el promedio de años de estudio. Hecho un análisis comparativo entre las notas de PISA de los tres países para analizar la calidad de la educación, mientras que Corea del Sur y Chile presente un mayor promedio de calificaciones, Brasil sigue mostrando una serie de deficiencias en la calidad de sus años de estudio.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33430
Appears in Collections:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_tcc_arrsilva.pdf572,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.