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Tipo: TCC
Título: A inclusão social na percepção dos estudantes do Instituto Cearense de Educação de Surdos
Autor(es): Gomes, Teresa Raquel Muniz
Orientador: Silva, Joelma Soares da
Palavras-chave: Integração social;Distúrbios da audição;Língua de sinais;Surdos - Ceará
Data do documento: 2012
Citação: GOMES, Teresa Raquel Muniz. A inclusão social na percepção dos estudantes do Instituto Cearense de Educação de Surdos. 2012. 76 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2012.
Resumo: O debate em torno da inclusão social tem ganhado força em diversas camadas da sociedade pois representa um novo olhar sobre o cidadão em condições desfavoráveis. O objetivo deste trabalho foi identificar como o estudante surdo percebe a inclusão social. Nesse contexto, buscou conhecer como esses indivíduos encaram a realidade da inclusão social no cotidiano social, na educação formal e no mercado de trabalho. Para tanto, foi realizada, uma pesquisa de natureza qualitativa, composta inicialmente de revisão bibliográfica seguida de uma pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi constituída da realização de dois de dois grupos focais com alunos surdos regulamente matriculados numa instituição pública de ensino médio localizada na cidade de Fortaleza e voltada para educação de jovens e adultos surdos. Por meio dos resultados obtidos foi possível inferir que a inclusão social no cotidiano dos estudantes ainda representa um desafio principalmente pela falta de informação das pessoas ouvintes e pela ausência de estrutura adequada nas organizações públicas que facilitem seu processo de inclusão.
Abstract: The debate on social inclusion has gained strength in various strata of society because it represents a new look at the citizen under unfavorable conditions. The objective of this study was to identify how the deaf student perceives social inclusion. In this context, we sought to know how these individuals face the realities of social inclusion in everyday social life, formal education and the labor market. To that end, we performed a qualitative research, initially composed of a literature review followed by a field survey. The field research consisted of two conducting two focus groups with deaf students regularly enrolled in a public high school located in the city of Fortaleza and facing youth and adults who are deaf. Through the results we infer that the inclusion in the daily lives of students remains a challenge due to lack of information of hearing people and the lack of adequate infrastructure in public organizations that facilitate the process of inclusion.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33858
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