Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33869
Title in Portuguese: Análise do estágio não obrigatório realizado pelos alunos do Curso de Secretariado Executivo da UFC à luz da lei de estágio
Author: Morais, Maria Alzenir Alexandre de
Advisor(s): Araújo, Carlos Manta Pinto de
Keywords: Secretariado
Ensino superior - Estudo e ensino (Estágio)
Programas de estágios
Issue Date: 2012
Citation: MORAIS, Maria Alzenir Alexandre de. Análise do estágio não obrigatório realizado pelos alunos do Curso de Secretariado Executivo da UFC à luz da lei de estágio. 2012. 63 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2012.
Abstract in Portuguese: É objeto de estudo deste trabalho analisar o estágio não obrigatório praticado pelos estudantes de secretariado da Universidade Federal do Ceará à luz da Lei de estágio 11.788 de 25 de setembro de 2008, analisando se as competências desenvolvidas acompanham ao que é proposto na grade curricular e decorrentemente, analisar quais as principais mudanças ocorridas no aprendizado acadêmico após o início do estágio. Nesse propósito foi feito uma pesquisa qualitativa exploratória visando obter mais conhecimento do assunto e uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário onde constavam vinte e duas perguntas sendo vinte e uma fechadas e uma aberta, aplicada a estudantes que estavam estagiando ou teriam estagiado em algum momento da graduação. Após análise dos dados há evidências que os estudantes de secretariado estão em sua grande maioria, desempenhando atividades de pouco grau de complexidade utilizando com mais frequência às disciplinas de técnicas de secretariado e que, contudo, os estudantes acham que houve uma melhora na assimilação dos conteúdos vistos em sala de aula após o início de seus estágios.
Abstract in Spanish: Es objeto de estudio de este trabajo analizar la práctica no obligatoria practicada por los estudiantes de Secretariado de la Universidad Federal de Ceará a la luz de la Ley 11.788 de 25 de septiembre de 2008 analizando si las competencias desarrolladas en esta etapa cumplen con las directrices propuestas y decurrentemente, analizar cuáles son los principales cambios ocurridos en el aprendizaje académico después del alumno empezar la práctica. Con este propósito, se aplicó una investigación con fines exploratorios y la investigación de campo. Fue utilizado como instrumento un cuestionario que contenía veintedós preguntas cerradas que contiene una abierta y que fueron aplicadas a estudiantes que estaban en práctica o pasaron por esta experiencia en algún momento de la graduación. Después de analizar los datos, se puede concluir que los estudiantes de Secretariado están en su gran mayoría realizando actividades con la complejidad limitada utilizando más las asignaturas de técnica de secretariado y que todavía piensan que hubo una mejora en la asimilación de los contenidos vistos en clase, después del inicio de sus prácticas a pesar de tener menos tiempo para dedicarse a los estudios.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33869
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_maamorais.pdf975,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.