Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33959
Title in Portuguese: Análise sobre a contribuição das mídias sociais no processo de aprendizagem dos alunos do curso pré-vestibular Paulo Freire
Author: Farias, Andressa de Figueiredo
Oliveira, Raíra Marques
Nepomuceno, Raul Carneiro
Keywords: Mídias sociais
Vestibular
Educação
Issue Date: 2016
Citation: FARIAS, A. d. F.; OLIVEIRA, R. M.; NEPOMUCENO, R. C. (2016)
Abstract in Portuguese: Em meio a uma sociedade que dissemina informações de forma rápida e dinâmica, a escola não pode se manter alheia ao processo de midiatização da informação e à presença dos meios midiáticos na vida dos estudantes. Este trabalho visa a compreender quais são os efeitos das mídias sociais no processo de apreensão de conteúdos. Ainda, procurou-se perceber a influência de mídias sociais no processo de preparação para o vestibular e na assimilação dos conteúdos ministrados em sala de aula dos alunos, além de verificar se havia o acesso e qual era a frequência de utilização de tais mídias pelos estudantes. Para a realização deste trabalho, escolheu-se o método de aplicação de questionário com os alunos. Participaram da pesquisa 39 estudantes, os quais cursavam séries como 2º e 3º ano do Ensino Médio ou já eram concludentes, com idades entre 16 e 30 anos, sendo 14 do sexo masculino e 25 do sexo feminino. Além disso, o Curso possui uma parceria, desde o início de 2016, com o Descomplica. Assim, os alunos têm acesso a todo o conteúdo do site de maneira gratuita, o que consiste em vídeo-aulas das matérias necessárias para o êxito no vestibular. Após a tabulação dos dados, percebeu-se que, de maneira geral, os alunos têm um amplo acesso às mídias sociais. Ainda, constatou-se que eles consideram a televisão, os vídeos educativos e a internet como os meios que mais possibilitam a aprendizagem. Ademais, a maior parte respondeu que aprende bem tanto em aulas tradicionais como em aulas nas quais há a presença das mídias sociais e que, se pudessem escolher, optariam para que sempre fossem utilizados os recursos midiáticos durante as aulas. Por fim, concluiu-se que para haver uma educação mais próxima da realidade dos estudantes, as mídias sociais devem ser vistas como aliadas do processo educacional, se utilizadas de forma bem direcionada. Portanto, a escola não deve mais utilizar apenas os instrumentos tradicionais de ensino, mas adequar-se aos novos instrumentos existentes.
Description: FARIAS, Andressa de Figueiredo; et al. Análise sobre a contribuição das mídias sociais no processo de aprendizagem dos alunos do curso pré-vestibular paulo freire. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33959
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_affarias.pdf50,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.