Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34065
Title in Portuguese: As materialidades do corpo e a emergência dos signifcados da vida Ernesto Filho
Author: Ernesto Filho
Keywords: Materialidade
Corpo
Mark Johnson
Materiality
Embodiment
Issue Date: 2017
Citation: Ernesto Filho (2017)
Abstract in Portuguese: O artigo apresenta um breve panorama de discussões a partir do tema da materialidade, um assunto recorrente em diversas áreas do conhecimento, muito em função da necessidade de um novo entendimento sobre aquilo que é produzido na hipermodernidade, tendo em vista a atual mudança de paradigma com relação à noção de sujeito e de objeto. Defendemos que a materialidade da arte seja vista a partir de uma visão processual desvinculada da ideia de um produto final e/ou da dicotomia material vs. imaterial. Fundamentados pela teoria corpomídia, de Katz e Greiner, argumentamos sobre a importância de politizar os discursos em se tratando dos processos envolvidos na constituição do novo.
Abstract: The main objective of this article is to develop ideas about the notion of embodied meaning based on the research of American philosopher Mark Johnson, in his book “The meaning of the body: aesthetics of human understanding”, still unpublished in Portuguese.
Description: ERNESTO FILHO. As materialidades do corpo e a emergência dos signifcados da vida. Revista Vazantes, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 168-180, 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34065
ISSN: 2594-5491
Appears in Collections:PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_art_ernestofilho.pdf1,55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.