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Tipo: TCC
Título: A formação específica do profissional de Secretariado e a sua atuação na docência superior
Autor(es): Santos, Estefânia Teixeira dos
Orientador: Barros, Conceição de Maria Pinheiro
Palavras-chave: Secretariado;Ensino Superior - Brasil;Professores universitários
Data do documento: 2013
Citação: SANTOS, Estefânia Teixeira dos. A formação específica do profissional de Secretariado e a sua atuação na docência superior. 2013. 66 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: As mudanças ocorridas no perfil do secretário executivo transformaram-no em um profissional cada vez mais requisitado pelas organizações. Esta crescente demanda expõe também a carência de docentes para os cursos de graduação em Secretariado Executivo. Embora sua formação seja voltada para as organizações, a docência emerge como opção para a atuação deste profissional. O presente trabalho tem como objetivo investigar de que modo a formação específica em Secretariado Executivo pode contribuir para a atuação na docência superior. Para o alcance desse propósito, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva. O universo da mesma constitui-se de professores universitários que possuem graduação em Secretariado Executivo e atuam como docentes em Instituições de Educação Superior, no Estado do Ceará. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista, abordando aspectos da formação destes profissionais e sua atuação na docência, bem como pela análise comparativa entre o Projeto Pedagógico dos cursos de Secretariado Executivo observados. Após a análise dos dados, inferiu-se que a formação em Secretariado Executivo contribui para a docência por meio da oferta de disciplinas que ajudam a desenvolver habilidades comuns ao Secretariado e ao magistério. Tal formação, porém mostra-se insuficiente visto que a docência exige também conhecimentos oriundos da experiência profissional e da formação pedagógica, a qual não é contemplada nos cursos de bacharelado.
Abstract: The changes in the profile of the executive secretary turned him in a professional increasingly asked by organizations. This growing demand also exposes the lack of teachers for graduate in courses in the Executive Secretariat. Although his training is geared to organizations , teaching emerges as an option for the performance of this professional . The present study aims to investigate how specific training in Executive Secretariat may contribute to performance in teaching at the universities. To achieve this purpose , a qualitative and descriptive research was realized . The universe of the same consists of university professors who have graduated in the Executive Secretariat and act as teachers in institutions of education at the universities in the state of Ceará . Data collection was conducted through interviews addressing aspects of these professionals and their acts in teaching as well as the comparative analysis of the pedagogical project of courses Executive Secretariat that were observed . After analyzing the data , it was inferred that training in Executive Secretariat contributes to the teaching profession by offering courses that help develop common skills in Secretariat and Teaching . But such formation has proved insufficient because teaching also requires knowledge from professional experience and pedagogical training , which is not included in bachelor course .
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34112
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