Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34149
Title in Portuguese: (Hiper)individualização da pobreza contemporânea nas margens urbanas? Interpretação crítica de experiências do viver em territórios estigmatizados
Author: Bezerra, Leila Maria Passos de Souza
Carvalho, Alba Maria Pinho de
Keywords: Pobreza
Territórios estigmatizados
Margens urbanas
Issue Date: 2015
Publisher: VII Jornada Internacional de Políticas Públicas
Citation: Bezerra, L. M. P. S.; Carvalho, A. M. P. (2015)
Abstract in Portuguese: Este artigo versa sobre as experiências da pobreza urbana em territórios estigmatizados da região do Grande Bom Jardim em Fortaleza-Ce. Interpreta criticamente uma versão individualizada e privatista de significação da pobreza contemporânea inscrita nos discursos de residentes destes territórios. Tais produções discursivas apontam a reprodução de tendências de naturalização da pobreza associada à (hiper)individualização e culpabilização dos “pobres” pela situação de precariedade da existência nestas margens urbanas. E delineiam traços de despolitização e ocultamento da gênese da (re)produção da pobreza e da figura negativada do “pobre” vinculados ao capitalismo e adensados em sua configuração contemporânea.
Description: BEZERRA, Leila Maria Passos de Souza; CARVALHO, Alba Maria Pinho de. (Hiper)individualização da pobreza contemporânea nas margens urbanas? Interpretação crítica de experiências do viver em territórios estigmatizados. In: JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 7., 2015, São Luiz. Anais... São Luiz, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34149
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Appears in Collections:PPGP - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_eve_lmpsbezerraampcarvalho.pdf321,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.